Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Batatas Doces Parte 2: As formas

Você diria que essas duas folhas pertencem a plantas da mesma espécie?


Se eu te disser que sim, você acredita? As duas são folhas de batata-doce. Existem diversas variedades de folhagens de batata doce. Em países onde ela é menos consumida, na Europa, chegam a existir variedades ornamentais, cultivadas pela beleza da folhagem.

Aqui no Brasil, a batata doce de casca rosa, do mercado, de todos os lugares que eu comprei e plantei, as folhas são iguais a essa em forma de coração. As de batata doce de casca branca dão folhas mais serrilhadas, pelo que percebi.

Essa da folha fininha, que parece aquela folha ilegal que se usa pra fumar (risos), eu encontrei plantada num barranco da estrada. Eram três moitas, uma grandona e duas pequenas. Deve ser de algum resto de horta improvisada, onde tudo pereceu na estiagem, e ela se deu bem.

Note como o solo está seco. Fazia exatamente 32 dias que não chovia na região até o momento da foto. Provavelmente ninguém para o carro lá para regá-la, então, ela se vira. Não colhi a coitada, mas imagino que as batatas estejam bem fundas, e provavelmente bem minguadas, doando toda energia pras folhas. Cada semana que eu passo lá a moita está maior. Linda!

As ramas dessa variedade, com poucas semanas de vida.
Ah, mas eu que não sou bobo nem nada, já estava de zóião naquelas ramas. Passei no dia seguinte para fazer algumas mudas, e claro, aproveitar as folhas. Como está bem seco o tempo, tirei a maior parte das folhas das ramas, deixando só uma folha por nó, e algumas no broto. Assim, ela precisa de menos água e desidrata menos.

As folhas colhidas.
Cada rama compridona divide-se em segmentos pequenininhos, mantendo um nó com um broto em cada uma. Na sequência, ficam todas imersas em água pra criar raízes. Lembrar só de trocar a água todos os dias. É muito rápido. Em menos de 3 dias já haverão raízes nas mais apressadinhas, em até 6 dias todas já enraizarão.

E rendem muito. Três ramas de meio metro cada uma deram 45 mudas. Plantei batata por toda parte. Espere a época da colheita que você vai se fartar de escutar sobre elas!

Note como a rama principal, foi dividida na base, mantendo um nó com um broto.

Fomos vorazes e esqueci de fotografar. Foram lavadas, picadas e viraram recheio de pastel junto com ricota.

As ramas, já colocadas na água.

Receita

Recheio simples de torta ou pastel com folhas de batata doce

3 punhados de folha de batata doce, de qualquer tipo
1/2 cebola picada
200gr ricota fresca ou queijo branco, esfarelados
100gr provolone, picado finamente
1 col sopa azeitona verde e preta, picadas
azeite, sal e orégano a gosto

Pique a cebola em cubinhos, doure no azeite. Adicione as folhas picadas finamente, refogue por uns 3 minutos. Adicione 3 colheres de água e mexa cuidadosamente até secar a água e as folhas estarem cozidas. Adicione a ricota e refogue por mais alguns instantes. Acerte o sal, o azeite e o orégano. Na hora de rechear algum pastel ou torta, adicione o provolone e misture bem.

Um comentário:

  1. Suas praticas sao geniais!!!! Cheguei aqui procurando como SECAR AS FOLHAS de Batata-doce.
    Grata sempre!
    Nutr Claudia Lulkin

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...