Páginas

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Maria Pretinha, uma berry PANC

Nos tempos que estive viajando descobri que existe uma infinidade de berrys. E nem estou falando da gojiberry, que bizarramente virou uma moda alimentar - quem esqueceu do óleo de coco, da farinha de maracujá e da terrível ração humana?

Lá fora, especialmente em confeitaria, os europeus adoram uma berry. Berry é, por definição, uma fruta carnosa produzida por um único ovário. Isso inclui, botanicamente falando, os abacates, as abóboras e as pimentas. Ou seja, se nos ativermos a nomenclatura científica, as coisas perdem um pouco de sentido prático.

Vamos então mudar a definição para um sentido gastronômico: berry é qualquer fruto carnoso de tamanho pequeno. Daí incluimos as frutas em forma de drupa, as frutas agregadas... E temos framboesa, morango, mirtilo, groselha, amoras...

Das famílias botânicas, especialmente no Hemisfério Norte, temos principalmente Rosaceae (amoras, morangos, framboesas, rosa canina) e Ericaceae (mirtilos, cramberry) e Grossulariaceae (gooseberry, groselhas). A maior parte delas, plantas de clima frio. Aqui no Brasil, e especificamente em São Paulo, vendidas por um preço absurdo (100gr R$15,00).

Tirando o fato de termos uma flora exuberante, dezenas de gêneros científicos e uma enorme biodiversidade, não seria legal termos nossas próprias berries?

Aqui, embora nativa da Ásia, temos a amora de árvore (Morus nigra). Não podemos esquecer das nossas frutinhas do gênero das Mirtáceas: pitanga, cereja do rio grande, jabuticaba, cambucá, cambuci, uvaia, gabiroba, grumixama. E a calabura, uma Muntingiaceae. E nossos coquinhos e palmas, açaí, jerivá, jussara.... Todas, porém, frutos de árvores - o que inviabiliza um pouco quem não tem um quintal muito grande ou quer produzir em pouco tempo.

Tudo isso para dizer que existem duas frutinhas, que seremos chiques chamando de berry, que nascem espontaneamente e crescem muito, muito rápido. Uma dela já foi descoberta pelo mercado, já ficou cara, já ganhou nome estrangeiro - e ficou mais inacessível. Claro, a fisális, conhecida aqui antes como juá-de-capote. E temos várias espécies! Frutas amarelas, alaranjadas, vermelhas, arroxeadas... Cada uma com seu sabor próprio, todas muito lindas e gostosas.

Faça a experiência. Se um dia ganhar uma simples frutinha, tire as sementes e plante. Garanto que você vai ter frutas por um bom tempo, basta replantar.


Flores da Maria Pretinha


Há uma outra berry, que já gosto só pelo nome. "Maria pretinha". As frutinhas da Solanum americanum estão por toda parte. Bolinhas pretinhas presas em cachinhos. Fácil de identificar: parece um pé de pimenta, e as flores parecem de pimenta, de batata, de tomate... Aquele formato clássico do genero "Solanum", inconfundível .É rústica e não precisa de muitos cuidados. Gosta de solo fértil, vai bem em pleno sol ou meia sombra e não é muito exigente quanto à umidade, desde que não fique seca por muito tempo.

Não há dúvidas de que há plantas comestíveis e úteis na família solanaceae. Mas da mesma forma, a maior parte das plantas do grupo são venenosas. Os frutos são comestíveis, mas as folhas, não. Não é uma regra, mas veja: jiló, pimenta, berinjela, pimentão, tomatillo, tomate. Todas frutas comestíveis da família das solanáceas. Nenhuma delas tem as folhas comestíveis. Coincidência? 

A planta tem aparência delicada e as folhas tem um cheiro amargo, ruim. Elas brotam o ano todo, especialmente na primavera, e dão frutos incessantemente. Em geral, nascem em colônias, porque uma semente cai e dá origem a novas plantas nas imediações, e assim vai. Pode chegar a 1m de altura, mas geralmente é mais baixa, com no máximo meio metro. Vale lembrar que é uma planta cosmopolita, e plantas da mesma espécie podem ser ligeiramente distintas entre si.

As frutas são comestíveis, DESDE QUE MADURAS, nunca verdes. Verdes são amargas, ricas em alcalóides e portanto, venenosas. A Maria Pretinha é uma planta fácil de identificar. Contudo, em algumas localidades, pode ser confundida com a erva-moura, Solanum nigrum, e com a Solanum ptycanthum, ambas espécies similares.

A Solanum nigrum é tóxica quando madura, se consumida crua. Porém, diversos autores apontam seu consumo cozida enquanto geléia. Acredito que precise ser muito bem cozida. Em caso de dúvida, se não consegue identificar as espécies, transforme-a em doce, compota, geléia ou xarope que seu consumo será seguro. Por sorte, a Solanum nigrum é menos comum no Brasil, mas possui diversos registros de ocorrência no Sul e Sudeste.

Segundo alguns autores, inclusive o Prof Lin Ming, da UNESP de Botucatu - SP, relata que as folhas da Solanum americanum são consumidas na Ásia, muito bem cozidas, como hortaliça. Recentemente tive a oportunidade de prová-las e são saborosas, mas ainda tenho receio em consumí-las. Como saber o quanto de cozimento é preciso para destruir as toxinas? Na dúvida, evite.


Maria pretinha, numa calçada no bairro da Lapa.
Como diferenciar? Para consumir, a planta precisa atender a TODOS OS CRITÉRIOS A SEGUIR:

Solanum americanum  Solanum nigrum
COMESTÍVEL VENENOSA (crua)
Frutos brilhantes Frutos Opacos
Frutos rajados quando amadurecendo Frutos mudam de cor gradualmente
Frutos ligados num único ponto, que é ligado ao caule Frutos ligados diretamente ao caule, porém próximos entre si
Folhas pouco serrilhadas Folhas muito serrilhadas
Sementes pequenas Sementes médias
De 40 a 110 sementes De 15 a 60 sementes
Folhas verdes na parte inferior Folhas verdes ou avermelhadas
Caule com poucos pelos Caule com muitos pelos
Sépalas não aderem ao fruto Sépalas aderem ao fruto

Maria pretinha. Frutos verdes são salpicados de branco.
As folhas são pouco serrilhadas e parecem de pimenteira.
Os frutos maduros são brilhantes.
 Todos eles são ligados por um cabinho,  unindo-se
num único ponto, ligando-o a planta.


Erva Moura. VENENOSA quando crua, comestível se cozida.
 As folhas são muito serrilhadas.
Os frutos maduros são opacos.
 Todos eles são ligados por um cabinho, mas não se fundem
 num único ponto, igual a um cacho de uvas.
Informações Gastronômicas
  • O sabor não é muito forte na baga crua. Contudo, após ser cozida, o sabor lembra geléia de uva ou mirtilo. Não tem muita pectina, fica uma geléia rala.
  • Doce/suave.
  • Frutos imaturos são amargos e tem gosto de pão mofado.
  • Frutos maduros são doces, pouco ácidos, com gosto suave de amoras.
  • Folhas NÃO são comestíveis.
  • Frutos podem ser usados em bolos, tortas, geléias e vitaminas.

28 comentários:

  1. Ao que parece, as folhas podem ser consumidas desde que refogadas. Há relatos até de consumo delas crua (mas é bom não testar). Na tese do Valdelly fala as referências.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quando criança, comíamos este fruto sob a supervisão dos meus pais,pois havia uma que seria venenosa...Nasceu uma num vaso aqui em casa e pesquisei pra saber...todos os pontos confirmavam para a comestível, porém ao contar as sementes (20 unidades) indica para a venenosa. E agora como saber?!

    ResponderExcluir
  4. Quando criança, comíamos este fruto sob a supervisão dos meus pais,pois havia uma que seria venenosa...Nasceu uma num vaso aqui em casa e pesquisei pra saber...todos os pontos confirmavam para a comestível, porém ao contar as sementes (20 unidades) indica para a venenosa. E agora como saber?!

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa apareceu um fruto desse e tenho cachorro nao sei se é venenoso ou nao tenho medo da minha cachorra comer.

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa apareceu um fruto desse e tenho cachorro nao sei se é venenoso ou nao tenho medo da minha cachorra comer.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Fecha glote, 1 semente da errada se for comida crua, morte na certa!

      Erva-moura: A ingestão provoca ardor na boca e garganta, náuseas, vômitos, diarreia e, também, convulsões e morte por paragem cardiorrespiratória.

      Maria pretinha em excesso pode dar prisão de ventre e alguns frutos mais maduros, como qualquer fruta mal passada, o teor alcoólico pode ser alto dando uma impressão de bebedeira (reza a lenda).

      Excluir
  8. Há algum tempo atrás fiz crescer uma planta que nascia naturalmente no mesmo local onde antes brotou uma pimenteira. Após os frutos, fiquei intrigado pois não a conhecia. Hoje vejo que tive um pé de Maria Pretinha. Depois te envio fotos das duas (Pimenteira, e ela). Gosto de mato. Sou do mato. Embora esteja citadino há muito.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite onde eu encontro preciso urgente dessa planta num uso medicinal p uma amiga esta com os pés muito judiado entra em contacto comigo se possível sheilamonster@gmail.com obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, esses dias colhi algumas no quintal e plantei novamente as sementes. Não comi, mas acho bonitinhas.

      Excluir
  10. Quando era criança as que tinha no quintal eu comia, hoje encontrei de novo e fui pesquisar sobre conforme esses relatos sobre a planta eu morri muitas vezes e ainda estou aqui

    ResponderExcluir
  11. Acho que não é tóxica não, comi tanto na infância que já era pra ter morrido.

    ResponderExcluir
  12. já comi o fruto quando era criança, to vivo até agr

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!! Vi uma reportagem que a folha da Maria preta é a mesma erva Moura. Alguém pode me ajudar pois necessito para fazer um remédio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh a mesma planta sim, soh colocar no Google 🍀🌿🌱❤️

      Excluir
    2. provavelmente já é tarde demais, mas eu queria deixar registrado aqui para futuras pessoas curiosas. existem duas plantas que receberam o nome popular de "erva moura" e "maria pretinha", ao mesmo tempo, que são as mencionadas no post: a Solanum americanum e a Solanum nigrum. elas são muito parecidas e facilmente confundíveis, então as pessoas muitas vezes trocam os nomes populares uma da outra. A Solanum nigrum, citada no post como venenosa, apresenta folhas bem maiores do que a Solanum americanum e mais "serrilhadas", com frutos opacos, como mencionado no post. eu aconselho sempre, sempre usar o nome científico das plantas para pesquisar mais sobre elas, ainda mais se é para uso e ingestão, já que confusões assim acabam acontecendo & você pode facilmente se colocar em risco. só precisa dar uma puxada no google para saber qual é qual.

      Excluir
  14. nossa eu queria muito planta um pé de frutas so nao sabia qual agora eu sei 😎

    ResponderExcluir
  15. tenho um rancho da minha família as crianças queriam plantar flore comigo mas eu quero fazer um pomar te mais alguma fruta melhor que eu possa plantar

    ResponderExcluir
  16. Eu plantei num vaso sementes de pimentão, porém quando nasceu os primeiros frutos percebi que os frutinhos são pretos e nada tem haver com o pimentão e sim com essa espécie de pimentinha. Qual a explicação?

    ResponderExcluir
  17. cara, incrivel que o mesmo aconteceu comigo, plantei 5 pes de pimenta, nasceram lindas plantas que floresceram, porem agora descobri que são maria Pretinha.... Tambem quero uma explicação para o caso. elas Germinaram da semente que retirei da pimenta.

    ResponderExcluir
  18. Eu já comi a Maria pretinha crua é gostosa , graças a Deus não foi a erva Moura , porquê existe 2 tipos (um comestível e um venenoso)

    ResponderExcluir
  19. não tenho muita confiança na maria-pretinha, não. eu li em alguns lugares que o seu nível de toxicidade - até dos frutos maduros - depende do local aonde ela foi plantada e das condições do terreno, então é sempre melhor plantar e criar a planta você mesmo. eu achei muitas e muitas informações contraditórias sobre a Solanum americanum, até em sites gringos, sobre o quão tóxica ela é, então estou meio confusa. se tu tiver alguma informação sobre isso, eu agradeceria.

    ResponderExcluir
  20. Fui ralear meus pezinhos de pimentão, pelo menos uns 4 pezinhos de "pimentão" eram de Maria pretinhas (já que são da mesma família, plantei pensando que fosse). Enquanto elas já estão dando frutos, os pimentões ainda não deram (as sementes de pimentão no caso então vieram de grau de parentesco do seu avô ancestral, que é a Maria pretinha, essa é minha teoria sobre o aparecimento das mesmas nos meus vasinhos).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...