Páginas

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Tem flor nesse mato: Tagetes Silvestre

Não sei quando foi a primeira vez que apareceu essa planta lá em casa, nunca foi plantada. Só sei que ela é onipresente em qualquer canto que o cortador de grama não chega. Essa é uma flor do gênero do do cravo de defunto, ou tagetes.  A espécie é Tagetes minutifolia, parente das variedades cultivadas. Porém, de porte grande e flores pequenas, muitas.

A planta é muito perfumada. O cheiro é forte, marcante: ou gosta, ou odeia. Mas assim como repele alguns, é uma planta muito útil para repelir pragas da horta.

 Como eu mantenho alguns matinhos comestíveis crescendo livres por aí, alguns deles podem ser hospedeiros de algumas praguinhas, como pulgões e moscas brancas. Onde nasce essa tagetes nunca tem inseto danoso por perto, só borboletas. Aliás, borboletas e abelhas adoram.

De crescimento rápido, ela gosta de dias mais longos e calor, virando um arbustão em poucas semanas. Depois que acabam as flores, secam e sobram dezenas de sementinhas parecidas com o picão, mas que não grudam na roupa. Já no inverno, crescem muito pouco e florem pequenininhas.

Tentei comer as flores e achei um tanto amargas. Existem algumas tagetes comestíveis, como a "Tagetes lucida", uma erva da culinária mexicana. Essa também é comestível - folhas aromáticas como tempero e as flores para chá. O chá fica com um sabor que lembra bergamota, bem amarelinho. 

Dizem que ela é repelente de nematóides, aqueles bichinhos que atacam raízes, especialmente batata, batata doce e tupinambo. Talvez seja uma boa solução plantar próximo, tentarei na próxima safra.

É uma planta muito rustica, que tolera condições de solo muito seco e pedregulhento, nascendo bonita até na época da estiagem.

Eu não me dou ao trabalho de plantá-la. Apenas arranco o pé pela raiz, viro de ponta cabeça e chacoalho, as sementes saem facilmente dos copinhos e caem no chão.

A única coisa que essa planta não gosta é de sombra nem de ter as folhas molhadas. Se o tempo estiver chuvoso demais e muito quente, as folhas são tomadas por fungos, ficam esbranquiçadas e a planta seca. Continua florindo, mas fica feia.

Separei um pouco de cada parte da planta pra você poder imaginar o tamanho de cada uma, assim como poder identificá-las por aí.

E se souber algum outro uso, me conte!

Até a próxima!

5 comentários:

  1. parece cosme, mas a flor ta pequenininha eu adoro ela! deve ser o mesmo genero

    ResponderExcluir
  2. Tem uma que apareceu na casa da minha avó e igual folhas...e td! Mas a cor é diferente é vermelha com bordas na cor laranja...a pétala parece um veludo! Será que é a mesma espécie?

    ResponderExcluir
  3. Amei saber dela ... Procurei de mais sobre e enfim encontrei ! 👏🏼 Grata

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...