Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Pixirica: berry brasileira

Toda criança que come porcarias sabe associar o sabor azul ao de tutti-frutti. Chiclete azul, sorvete azul, jujuba azul. Claro, alguns fabricantes não respeitavam minha lógica infantil e faziam algumas jujubas tenebrosas sabor anis, mas acho que superei o trauma. 

Nunca entendi a lógica entre o azul e o tutti-frutti. Será que é porque todas as outras frutas possuem outras cores, menos azul? (Não vou nem ousar pensar como o sabor azul podia ser de anis, a não ser por uma brincadeira de muito mal gosto com a cor anil, anil anis). Pelo menos das frutas mais comuns, nenhuma azul, nem por fora, nem por dentro. No máximo a uva, bem roxa.

Nos anos 2000 apareceu um novo sabor azul para os paladares brasileiro. Claro, com o aumento do poder aquisitivo da classe média, que viajava mais e consumia as coisas "lá de fora", a importação de produtos estrangeiros e maior uso de internet, e seus consequentes blogs de culinária. Era a blueberry. Quem olhava com atenção as vitrines das confeitarias chiques sabe qual foi a vedete da década. Nem o morango -, eterno clássico, nem a ameixa - para a qual as crianças torcem a cara, nem as jabuticabas - muito caroçudas para decoração. Era ele, a blueberry, já traduzida sob o nome de mirtilo.

Esse mirtilo chegava embaladinho a preços megalomaníacos em caixinhas forradas com espuma, um anel numa caixinha de jóias. O gosto? Bem, o gosto.... Não compensava o preço. Pra um brasileiro acostumado à mangas cheirosas, bananas inebriantes, jacas perfumadíssimas, goiabas empestiantes, o mirtilo era bem sem graça.

Só fui aprender o segredo do mirtilo lá fora: ele não tem muito sabor cru, mas se transforma quando cozido. Libera aroma de especiarias, frutado, doce. Aí sim.

Mas e tudo isso pra lembrar que: existem frutas azuis no Brasil?

Berry brasileira: Pixirica, muito prazer
Existem. Vamos falar da nossa berry da Mata Atlântica, que nasce fácil em qualquer lugar. Os nomes não são muito encantadores, e duvido que ela passe a coroar ricos doces confeitados com eles. O primeiro nome popular é esquisito: Pixirica. O segundo nome mais comum, o horror: Meleca-de-cachorro.

Antes que você fique enjoado e vá embora, vou contar da Pixirica (vamos fingir que os outros nomes melequentos que dão a ela não existem, ok?). Ela é uma melastomatácea, comum na região centro-oeste, sul e sudeste, de nome científico Leandra australis. Tem folhas muito parecidas com a da Quaresmeira, mas porte pequeno e ramos avermelhados.

Muitas pixiricas, que eu disputo com os morcegos.

 Eu a vi pela primeira vez quando fui me enfiar na mata para fazer umas trilhas de cachoeira com meu amigo Ravi lá em Paranapiacaba. Nascia num solo lodoso branco, pastoso e encharcado, onde outras poucas espécies nasciam. Estavam cobertas de liquens, musgos e bromélias, devido à eterna neblina. Os frutinhos, comi sem saber o que eram. Não morri.

 Por isso a minha surpresa quando a vi nascendo em Itu, num solo argiloso, seco, ácido e a pleno sol, coberta de poeira vermelha. Nem tinha dado atenção, é comum nascerem manacás e quaresmeiras-bravas no meio do mato e do pomar, então ignorei. Um dia, por acaso, ouvi falar dessa frutinha com nome estranho, e a ficha caiu. Era ela!

Na sombra fica densa e produz pouco, no sol fica desgalhada e produz muito, muito. As frutas amadurecem de um dia para o outro e eu colhia meio copo de frutas todo dia, e ia congelando. Tem boa duração pós-colheita, não murcha nem embolora, apenas fica meio opaca por estar na geladeira. Frutas pilosas, cremosas, micro sementes quase invisíveis. 

Pura, é doce doce, sem nenhuma acidez, com gosto de açúcar. 

Sabe aquele sabor de açúcar refinado? Nem um sabor muito surpreendente, claro, mas me chamou a atenção o fato de ela ter a polpa azul - não conheço nenhuma fruta brasileira com polpa azul. E das blueberries que provei na vida também não achei nenhum sabor fora do comum. Então, acho que não há realmente nenhuma superioridade na estrangeira. Também não vi bicho, nem dentro nem fora da fruta. 

Por dentro, um dos azuis mais lindos que já vi. Na literatura, o que eu suspeitava: é uma bomba de antioxidantes, rica em antocianinas.

Pixiricas esmagadas nas mão: Meleca de Cachorro?
 O único problema é que a casca da fruta é grossa, como a de uma jabuticaba. Quebra tranquilamente nos dentes, mas para geléia a textura fica pedaçuda. Na segunda tentativa, processei as frutas inteiras e levei pra panela o purê. A geléia ficou escura, negra, e no pão fica avermelhada. O ideal foi fazer uma geléia com as frutas inteiras, amassar de leve com a colher de pau e passar pela peneira. O resultado foi um azul-celeste muito bonito. Só não me pergunte celeste de qual hora do dia...

Geléia azul. Quem faz pouco, come pouco.
 As mudinhas aparecem de vez em quando perto dos pés das frutas, provavelmente porque os morcegos pousados fizeram as necessidades ali. Salvei duas mudas em vasos já, elas perderam as folhas, mas as gemas ainda estão verdes. Esperar para ver.... A planta tem raiz profunda, difícil de cavar, e há reservas de alimento nas raízes (xilopódio, rizoma, caule modificado?)

Quem já viu por aí? Quem arrisca fazer um belo doce azul, com nossa berry brasileira?

Pixirica, amadurece de um dia pro outro.
Antes que você me pergunte, já conto. Existe outra pixirica, também da família das Melastomatáceas, comestível. É o fruto da Clidemia hirta. Só tive a chance de prová-lo uma vez. Essa sim é mais saboroso, com sabor mais pronunciado. Cresce em locais umidos e sombreados, ou seja, predomina aqui no sudeste na Mata Atlântica. Eu até poderia chamar a Leandra australis de Pixirica do Sol e a Clidemia hirta de Pixirica da Sombra. Mas não sei se posso. E não quero inventar moda.

Frutos da outra pixirica, Clidemia hirta. Foto daqui

Flores da Clidemia hirta, foto daqui.
Clidemia hirta: densa população, local sombreado.
Foto daqui.
GUIA DE IDENTIFICAÇÃO
Leandra australis, sin Leandra atropurpureaSubarbustos a arbustos, 0,5-3,0 m de altura. Ramos cobertos de pelos, ligeiramente avermelhados nos brotos, folhas igualmente peludinhas, ovalada, com cinco faixas de venação, de ponta aguda e margem denticulada.  Flores arrumadas em panículas, todas com 5 pétalas, com corola alva e estames amarelos. Fruto oval, de até 0,5cm, peludinhos, com muitas sementes minúsculas. Sabor doce. 

LOCAL DE OCORRÊNCIA
Planta heliófila, ou seja, nasce em pleno sol. Pioneira, ruderal, nasce em orlas de mata e beiras de estrada. Sudeste e Sul, principalmente. 

MODO DE PREPARAÇÃO
Frutos consumidos cozidos ou in natura.

108 comentários:

  1. Ola.
    Fiquei maravilhada com a sua descoberta da nossa berry��
    Vc fara mudas para vendas?
    Gostaria de plantar varias mudas.
    Moro no centro oeste-mt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu sítio virounoraga no pasto. Todo ano gasto com roçadas. São cortadas e rebritam vigorosas

      Excluir
    2. No meu sítio virounoraga no pasto. Todo ano gasto com roçadas. São cortadas e rebritam vigorosas

      Excluir
    3. No meu sítio virounoraga no pasto. Todo ano gasto com roçadas. São cortadas e rebritam vigorosas

      Excluir
    4. Na minha região tem e ja provei tambem,minha sogra faz licor

      Excluir
    5. Aqui no RGS existe em abundancia, as pessoas mais idosas faziam chá para a cura da diarréia ou indisposições intestinas.
      Os vendedores ambulantes (erveiros) anunciavam "Olha a erva de chá, pixirica e cambará" como slogan para suas vendas.
      Aprendi muito destas propriedades curativas com minha vó,já falecida e que utilizava a medicina natural como cura para quase todos os males.

      Excluir
    6. Eu conheço como peidorreira. Quando criança, comia muito.

      Excluir
  2. Oi Gulherme!
    Parabéns pela matéria! Adorei conhecer a Pixirica!
    Poderia dizer como posso encontrá-la em Itu? Moro muito próximo e adoraria tentar achá-la!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente que coisa maravilhosa, conheço,mas tomava só o chá, nunca provei a fruta. Obrigada pela matéria rica em informações.Abraco

      Excluir
  3. Oi Eternia! Minha idéia é fazer mudas pra venda ou troca nos eventos de trocas de mudas aqui em São Paulo. Ainda não consegui fazer germinar, estou pensando em tentar por estacas. As sementes devem sofrer algum processo dentro do aparelho digestivo dos morcegos ou passaros que ativa sua germinação. Assim que eu tiver mudas, mesmo que pequenas, aviso aqui pelo blog! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De Una olhada tambem na camarinha,ou camarinha de serra, tambem é um blueberry que da Pra fazer ima geléia deliciosa. Fiz
      muito

      Excluir
    2. Faça mudas de estacas

      .na década de 70 tinha muito em São Paulo... Em locais molhados e sombreados, chamavamos de focinho de porco. Não sei porque, mas nunca mais vi...

      Excluir
    3. Oi Guilherme
      Texto muuuuito massa
      Conheci a pouca essa fruta.
      Sobre a germinação, já experimentou deixar as frutinhas fermentarem? Para extração das sementes, da mesma forma que e extraído as sementes de tomate, se der uma pesquisada sobre isso pode achar o protocolo de fermentação bem certinho, é fácil, pode funcionar pra pixirica.

      Excluir
    4. isso é praga no meu sítio. estaga o pasto

      Excluir
  4. Oi Mariana, tudo bom? Então, estamos entre a Castello Branco e a cidade, na estrada do Pinheirinho/Tapera Velha. Por vezes já vi essa planta na beira da estrada, aquela que começa na rua do Mercado Alvorada, no bairro do Rancho Grande, seguindo sempre reto. Por ali já vi algumas - mas sem frutos elas são irreconhecíveis, parecem pé de quaresmeira. Se eu prestar atenção no caminho e encontrar alguma, te mando a localização exata. A única muda que tenho nasceu no meu quintal - não vi nenhuma outra na vizinhança. As únicas que encontrei já presenteei amigos. Vamos ver se os morcegos não deixam plantinhas por aí... abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no litoral norte do RS tem a pixirica (mixirica), porque as pessoas sabiam que havíamos comido. Estão no sol e tem uma casca fina. Aqui também tem camarinha.

      Excluir
  5. Olá fiquei surpreso com o texto!
    estou procurando informações a muito tempo sobre a Pixirica. Sempre achei uma fruta interessante e parecida com o mirtilo porém ainda mais azul. Já fiz geléia e fica boa, uma geléia realmente diferente.
    Onde você achou algo na literatura sobre antioxidantes na pixirica?

    ResponderExcluir
  6. Olha só, um texto ( muito bom) sobre a frutinha do mato que comia qdo criança! Nao conhecia esse nome , pixirica. Morava em Rio Grande da Serra e lá os japoneses, como eu, chamávamos de kuromi, ( kuro =preto, mi= fruta) Frutinha preta que deixa a língua azul para mostrar pros outros...

    ResponderExcluir
  7. Vou sugerir uma mudança no nome do azul da sua geléia: parece mesmo azul ultramar e não celeste. Se conseguir mudas, eu me interesso também!

    ResponderExcluir
  8. Cheguei aqui pois a Neide Rigo te indicou no Come-se. Seu blog é muito bom!!
    Comia mt clidemia hirta na infância (chamamos de bunda de aranha rsrs), aqui em Minas te bastante.
    Abraços,
    Vah

    ResponderExcluir
  9. Esta é da minha infância.
    Gostei da comparação com a famosa Blueberry.
    Parabéns por divulgar nossas coisas nativas!

    ResponderExcluir
  10. Em Piedade tem, sempre via pela estrada e ficava curiosa, com medo de pudesse ser venenosa.. Bom saber que agora posso fazer experimento, gratidão!

    ResponderExcluir
  11. Olá Guilherme! Sobre a germinação da Leandra Australis e da Clidemia Hirta, creio que este artigo possa ser útil: http://www.colecionandofrutas.org/leandralacunosa.htm. Aproveitando o ensejo, vc já tem mudas destas duas frutíferas não convencionais?

    ResponderExcluir
  12. Coletei uma mudinha e algumas sementinhas faz duas semanas. Já as plantei e agora é esperar para ver no que vai dar. Se tudo der certo, será com muita satisfação que replicarei mudas à disposição...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goto, conte para nós de ser certo. Aqui, nunca consegui reproduzí-la, plantinha difícil essa, hahaha

      Excluir
  13. Faltou guia de identificação da Clidemia Hirta...

    ResponderExcluir
  14. Aqui em Lages/SC tem muito, só que dão em locais sombreados à beira de um riozinho que tenho na propriedade. Não dão muita produção, deve ser a falta de sol que mencionas, mas não as vi em locais ensolarados ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, deve ser a Clidemia hirta ou alguma outra clidemia, elas adoram beiras de rio! Para fazer geléia vou congelando e colhendo sempre que vejo frutos, e quando há suficiente, vai pra panela! Abraço

      Excluir
    2. Faço geleias e drinks com elas,fica muito bom com a minha redução cítrica!!! Quando criança, em Minas Gerais, os meus pais nos falava que íamos sujar de ramela de cadela,pois nas folhas do mirtilo Brasil, tem uma tinta amarela que cola feito ramela,rsrsrs.

      Excluir
  15. Oi Guilherme,que surpresa achar essa frutinha por aqui,rs em casa a chamamos de "Olho de Gato",e eu adoooro,quando criança costumava juntar em quantidade para jogar na boca de uma só vez.
    Boa idéia confeitar com ela,nunca tinha pensado nisso.

    ResponderExcluir
  16. Quando eu era criança eu comia pixirica e nunca mais a encontrei. Onde exatamente que ela abunda? Moro aqui na região de Barueri, mas posso me deslocar onde tiver essa amorinha. Abraços! Abigail

    ResponderExcluir
  17. Quando eu era criança eu comia pixirica e nunca mais a encontrei. Onde exatamente que ela abunda? Moro aqui na região de Barueri, mas posso me deslocar onde tiver essa amorinha. Abraços! Abigail

    ResponderExcluir
  18. Olá,Abigail!
    Costumo encontrar essa frutinha no mato.
    Posso tentar mandar sementes para você.Caso queira entrar em contato comigo:
    Email: alcapaiva@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alcapaiva, fico muito agradecida! Hoje, já passei dos 60 anos, mas me lembro que era uma das coisas que matava minha fome quando criança! Não devemos nos envergonhar dessas coisas, mas sim se fizermos coisas erradas. Obrigada!

      Excluir
    2. Alcapaiva, fico muito agradecida! Hoje, já passei dos 60 anos, mas me lembro que era uma das coisas que matava minha fome quando criança! Não devemos nos envergonhar dessas coisas, mas sim se fizermos coisas erradas. Obrigada!

      Excluir
    3. Gostaria de conseguir sementes de Pixirica. Se for possivel me mandar
      Tarcisio

      Excluir
    4. Eu quando era criança comia muito dessa frutinha e muito gostosa ande eu mora tem muitas conheço como papo de veio

      Excluir
  19. Conheço e tenho mudas nativas da Pixirica ( Clidemia Hirta) pelas fotos acima. Qdo era criança adorava comer essas frutinhas, tem um gosto bem diferente. No post não entendi muito bem a diferença entre as duas, mas tenho certeza que a que tenho em minhas terras é essa que mencionei. Tem as memsmas propriedades as duas? Sou de Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  20. Eu também já comi muitas frutinhas desse gênero, apanhava para minha mãe fazer sufle e geleia, era uma delicia, que saudades delas.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde pessoal, eu moro no Nordeste e estou começando a cultivar frutiferas de pequeno porte, será que algum de vocês tem sementes ou mudas de pixirica?

    ResponderExcluir
  22. Eu comi essa fruta la pelos anos de 1995 região norte estado de Rondônia, é eu a chamava de frutinha !

    ResponderExcluir
  23. Já havia comido, quando criança, porém não sabia de suas propriedades. Muito bom saber!!! Vejo sempre delas aqui em Petrópolis!!!

    ResponderExcluir
  24. show fico ansioso pra elas brotarem aqui e amadurecerem. e as flores sera q vai numa saladinha?

    ResponderExcluir
  25. Aqui no sítio é uma praga boa, qualquer cantinho na beirada do rio tem. Já fiz doce dela no fogão a lenha, a casca, desapareceu depois de umas 4 horas de fogo, não tem tanto sabor, mas a cor é inconfundível…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everton, pode me enviar sementes, por favor? Amo fazer doces e geleias com frutas não convencionais.

      Excluir
  26. Oi, você sabe me dizer como diferenciar a clidemia hirta da leadris?

    ResponderExcluir
  27. Amei, ela me lembou a Maria pretinha

    ResponderExcluir
  28. Ah delícia. Conheço como Maria Pretinha. Lá no sítio tem da folha peludinha e folha mais lisa. Tem em vários lugares. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  29. Como acho da Clidemia hirta para plantio? Alguem sabe?

    ResponderExcluir
  30. Muito bom seu texto!! Conheço estas frutinhas desde a infância no centro do Paraná. Eu e minha irmã vivíamos a revirar os barrancos de rio e das estradas em lugares úmidos em busca delas e de tantas outras... Mas só agora tenho dado outro significado a todas através do estudo das PANC's. Adoro experimentar...

    ResponderExcluir
  31. ELA É MUITO PARECIDA COM CANELA-DE-VELHO. QUE É MUITO BOM PARA QUEM TEM DORES NAS PERNAS, ARTRITES ETC..

    ResponderExcluir
  32. Têm muito dessas frutinhas no sítio em Monte Santo.

    ResponderExcluir
  33. Cara, adorei essa postagem! Cheia de detalhes que enchem os olhos de quem trabalha com meio ambiente. Sou engenheira florestal e fiscal da Secretaria de Meio Ambiente de MG. Parabéns!

    ResponderExcluir
  34. Sempre comia essa fruta mas nunca soube o nome.
    Agora resolvi pesquisar sobre ela e encontrei essa sua matéria.
    Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  35. quando eu era criança brincavamos de qualquer coisa rsrrsrs .... mais quem perdesse ia comer "a meleca de cachorro" rssrs de fato era ninguem queria perder rsrrsr.... hoje descubro que e uma fruta maravilhosa. amei a pesquisa

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Muito parecida com a maria-preta, eu ficava muito feliz na infância quando encontrava! https://www.coisasdaroca.com/plantas-medicinais/maria-preta.html

    ResponderExcluir
  38. Aqui na Bahia é conhecida como cocô-de-urubu

    ResponderExcluir
  39. En Costa Rica hay mucho de esa fruta.

    ResponderExcluir
  40. Já comi muitas pixiricas quando eu era garoto, sao docinhas!

    ResponderExcluir
  41. quando eu era criança, isso uns 25 anos atrás comia tanto dessas frutinhas lá no interior de Pomerode- SC, nem sabia o que era, mas era doce então a gente comia kkkkk

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Obrigada pelas informações. Foi-me de grande valia.

    ResponderExcluir
  44. Olá Guilherme, parabéns pela matéria, é muito gratificante ver que temos tamanha riqueza em nosso Brasil!
    Você conseguiu fazer as mudas? Se o fez, pode nos mostrar como?

    ResponderExcluir
  45. Oi onde eu moro tem bastante. adoro comer. Eu e meus irmãos chamamos de Maria Chiquinha kk muito bom.

    ResponderExcluir
  46. Moro em Ipatinga /MG e tenho um terreno na zona rural de Joanésia / MG, descobri esta preciosidade lá. Agora fiquei na dúvida de qual espécie é a que tenho lá ou se tenho das duas. Já andei comendo delas por lá. Agora vou fazer a geleia.

    ResponderExcluir
  47. Fiquei muito feliz de encontrar essa matéria! !! Qdo criança comíamos isso e chamávamos de mixirica...Recentemente encontrei novamente fazendo uma trilha, estava com crianças e dei p/elas..Depois fiquei com um pouco de medo sem saber se não haveria uma espécie venenosa. Graças a Deus não aconteceu nada..

    ResponderExcluir
  48. Gente, qdo criança comia muito no meu estado(PA)conhecemos como remela de cachorro é uma delicia. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  49. CONHEÇO COMO ''REMELA DE GATO'', COMIA MUITO QUANDO PEQUENA! ANDEI FALANDO DELA ESSA SEMANA, MUITO OBRIGADA,GOSTEI DE SABER!!!

    ResponderExcluir
  50. Moro no interior e vejo muitos pés aqui

    ResponderExcluir
  51. Comia muito qdo pequena. Abundante na Regiao de Visconde de Maua/RJ e em Bocaina de Minas/MG

    ResponderExcluir
  52. Nossa pode sentir o gostinho da minha infância, conhecia por nome remela de cachorro kkkk pura delicia ��

    ResponderExcluir
  53. Eu comia muito aqui no sitio próximo a minha casa, Imbiribeira Recife pe, muito bom,

    ResponderExcluir
  54. Comia muito quando criança, chamávamos de milho de grilo.

    ResponderExcluir
  55. Agradeço por me fazer ficar interessado na pichirica. Se alguém tiver muda para trocar com muda ou semente de MAMEi meu watssap é 19-991192081. Paulo

    ResponderExcluir
  56. Que texto maravilhoso! Parabéns pela descoberta dessa frutinha! já conhecia desde moleque, só não sabia o nome, fiz como você: encontrei, comi e não morri. Aqui em Florianópolis a encontrava junto a pastagens e mato baixo, as chamava de tijuquinhas, um nome que eu e meus amigos inventamos por não saber o verdadeiro. Obrigado por me fazer rememorar um período longíquo e muito feliz de minha infância!

    ResponderExcluir
  57. Cresci no interior de Pelotas, RS. Sempre comia quando achava no mato. Aprendi o nome e a comer pixirica com meu pai! Como em toda fruta rica em antocianinas, normalnente são azuis, mas a acidez favorece a cor vermelha. A geleia feita com adição de suco de limão fica avermelhada, mas preserva mais os componentes. Só esmagar a fruta, adicionar açúcar e cozinhar redulta em doce azul, mas que deve ser consumido logo pois as antocianinas se degradam rapidamente nessa condição! E elas são os principais responsáveis pela atividade antioxidante.

    ResponderExcluir
  58. Adorava comer essas frutinhas quando a gente ia no mato catar araçá.

    ResponderExcluir
  59. Na minha infância eu conhecia como cocô de urubu...kkkk adorava comer

    ResponderExcluir
  60. Nossa!!! Aki é peste toma conta da roça... não tem quem dê conta, vc corta hj hj e amanhã já tem nascido td denovo!

    ResponderExcluir
  61. Ja comi bastante não sabia o nome gostaria de saber as propriedades dos frutos

    ResponderExcluir
  62. Comia na minha infância, chamava de veludinho,por causa dos pelinhos da casca.

    ResponderExcluir
  63. Conheço pelo nome de "cu de pinto", amava ficar com a língua azul.

    ResponderExcluir
  64. Olá, está planta existe na região amazônica ,conhecida também como (remelar de gato)seus frutos além de comestível suas folhas serve como cicatrizante,basta amassá-las com um pouco de água ela forma uma espuma, a qual você pode colocar sobre o ferimento que irar fazer cicatrizar a ferida.

    ResponderExcluir
  65. Adoro essa frutinha e sempre que faço trilha procuro por ela, conheço desde a infância, no sito do meu avo tinha muito, conheço como cabeludinha. Quando eramos crianças e nos machucávamos no sitio minha avo socava
    e colocava em cima, parava de sangrar na hora. De Paracambi RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguma matéria li que o mirtilo é o melhor remédio pra varizes. Eu não conhecia a planta. Procurei no comércio , não encontrei. Agora, eu sei, essa planta eu já vi algumas vezes.

      Excluir
  66. Já ouvi dizer e fazem muito aqui ,tomar o chá da folha foruqe dizem ser chá emagrecedor ,muitas pessoas usam.eu já tomei e mal.nao fez !tem.embasemto científico nisto?

    ResponderExcluir
  67. Em alguma matéria li que o mirtilo é o melhor remédio pra varizes. Eu não conhecia a planta. Procurei no comércio , não encontrei. Agora, eu sei, essa planta eu já vi algumas vezes.

    ResponderExcluir
  68. Sou de Águas Formosas MG ...e moro na roça e Aki tem muito pixirica ... Aki agente chama ela de saco de cachorro 🤣😅😂...comia MT essas frutinhas quando criança.😋

    ResponderExcluir
  69. Que bom descobrir o nome dessa querida frutinha azul que me alimenta há muitos anos. Comia por instinto mesmo,mas meu pai certo dia disse que comia em sua infância. Como não conhecia seu nome científico e popular, intuitivamente eu já a chamava de mirtilo brasileiro. :-)
    Tenho contato com as duas variedades mas por aqui no ES encontro mais a Clidemia Hirta.
    Gratidão pelas informações.

    ResponderExcluir
  70. Amei sua descrição da pixirica! Parabéns!

    ResponderExcluir
  71. De niña la comía con mis hermanos la en contábamos en el rastrojo cerca de un arroyo la llamábamos morita deliciosa no sabia su nombre nose si tobia la hay hace muchos años de ese y todo está cambiado muy buena información tratare de buscarla

    ResponderExcluir
  72. Olá Guilherme! Pixirica tem aqui na mata da Grande Porto Alegre-RS. Nunca provei os frutinhos por ter dúvida que poderia ter muita toxina. Mas, dizem que o chá de sua folha é bom para livrar da diarreia. Nunca tomei. Obrigado pelo teu blog !

    ResponderExcluir
  73. Incrível , como é bom poder voltar no tempo , e se atualizar pois não sabia o nome desta fruta q fez parte da minha infância e s a muito não encontro. Mas talvez por varia a região bairro a bairro .PIXIRICA VOU PROCURAR POR AQUI Itapecerica.

    ResponderExcluir
  74. A fruta é de fato saborosa. Também podem ser encontradas em algumas regiões do Pará, sou de lá e foi lá que comi pela primeira vez, mas precisamente em Gurupá. Na década de 90 muitos achavam que não era comestível, diziam até que era veneno, hehehe, mas como eu e alguns colegas eramos curiosos resolvemos experimentar, graças a Deus que não era veneno kkkk. Mas até hoje não sabia o nome da fruta. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  75. Nossa já comi muito essa frutinha quando tudo aqui era mato RS..... infelizmente não se encontra mais.eu conheci como teta de cadela 🤭 talvez foi minha mãe que inventou esse nome Rs ....viajei no passado agora.muito bom relembrar 😌

    ResponderExcluir
  76. AQUI NO OESTE DO PARÁ, NO SITIO, NAS BEIRADAS DO CAMINHO DA CAPOEIRA TEM, MAS É CONHECIDA POR OUTRO NOME QUE NÃO ME RECORDO AGORA.

    ResponderExcluir
  77. Eu e meu marido à muitos anos já conheciamos essa frutinha como "grão de galo" no litoral de são paulo tem muito ! lá existe também uma quase igual que conhecemos como "maria pretinha" é muito doce também ! adoramos !

    ResponderExcluir
  78. Eu comia quando era criança, não sabia o nome mas gostava demais. Na região onde morava tinha ela de duas cores, a outra era verde, mas tão deliciosa quanto a azul. Bom saber mais sobre ela

    ResponderExcluir
  79. Oi quando eu erra criança comia tanto que a lingua e os dentes ficava tudo azulado. Bom saber que da pra faser geleia

    ResponderExcluir
  80. comi muito na infância, hoje não mais ainda vejo algumas na minha região sem nem uma importância por simples acha que não si passava de uma simples plantinha do mato com sabor de infância 😁

    ResponderExcluir
  81. agora que sei das suas propriedades não vou deixar passar uma🤭

    ResponderExcluir
  82. Já comi muito essa frutinha quando criança. Aqui no interior da Bahia conhecemos como Remela de gato ou folha de fogo. Algumas pessoas tem alergia ao tocar nessa planta.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...