Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Vacas vegetarianas: pata de vaca na salada

A pata de vaca, ao contrário do que o nome possa indicar, não é uma planta nada mórbida. Na verdade, é tão graciosa que chega a ser uma das preferidas para arborização urbana. O porte é arbóreo,  as folhas são arredondadas, as raízes não quebram o concreto, tolera bem a seca, não suja muito a rua, as flores são muito vistosas - não à toa, está plantada por todo o Brasil. Na realidade, ela gosta de invernos secos e mais amenos, então vegeta melhor no sudeste e sul.

Bauhinia variegata: cheia de flores. E abelhas...

Existem 3 principais espécies de Pata de Vaca. A primeira, nativa, de nome científico Bauhinia forficata, tem folhas pontiagudas nas estremidades, flores claras com pétalas estreitas e floresce de outubro a janeiro. 
As outras duas são trazidas de fora, e são as que predominam na arborização urbana. As folhas são completamente arredondadas, flores vistosas de pétalas largas. A Bauhinia variegata tem flores brancas e floresce no final do inverno. Já a Bauhinia purpurea, de flores rosadas, floresce um pouco antes.

Bauhinia variegata, detalhe da flor.

O que se come? Bem, as sementes são parcialmente comestíveis, mas são amargas e é preciso saber prepará-las. As flores, essas sim, são completamente comestíveis, nas três espécies. Tem sabor delicado e perfumam suavemente a salada. O talo não deve ser consumido, já as pétalas, podem ser consumidas sem problemas.


IDENTIFICAÇÃO:
Árvore de médio ou pequeno porte, até 10m de altura, decídua na estação seca. Folhas de aprox 10cm de comprimento, arredondadas e fundidas em forma de fenda, igual a para de uma vaca. Flores conspícuas, brancas ou rosadas, de 8 a 12 cm, com cinco pétalas, sendo uma rajada e as demais lisas. As vagens chegam a até 30cm e possuem diversas sementes arredondadas e viáveis.

CONSUMO

Pétalas cruas, na salada ou no chá. Podem ornamentar doces, porém são muito delicadas.
 SUGESTÃO DE CONSUMO



Salada de alface, capuchinha, tomatinhos e pétalas de pata de vaca. Limão, azeite e sal.

14 comentários:

  1. Onde você pesquisou que as flores são comestíves, pois já li que as não nativas, planta no seu todo é toxica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, onde você viu isso? Achei em diversos sites essa informação, como por exemplo esse: http://tasteofnepal.blogspot.com.br/2012/04/koiralo-ko-phool-seto-raato-bauhinia.html

      Existem pesquisas sobre isso inclusive, como essa: http://eprints.ums.edu.my/7935/1/ae0000001728.pdf

      Só lembrando, todo material que publico aqui é baseado em monografias, teses e artigos científicos. Nunca postaria nada que não tivesse uma fonte válida.

      abraços

      Excluir
  2. A flor de pata de vaca tornou o meu salgado da cantina mais bonito......o gosto era bem neutro, mas a beleza do prato compensou tudo......obrigado pela dica!!

    ResponderExcluir
  3. A bauhinia forticata e muito diferente da purporea e carregará. A bauhinia forticata eh medicinal para combate de altos níveis glicêmico. A descrição da planta q vc postou eh referente a forticata não A púrpura. Tome cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no texto é descrita a distinção entre elas, especialmente o formato das folhas. Nas fotos é apenas a Bauhinia variegada.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Guilher! td bem? sabe me dizer se a pata de vaca nacional (a branca) tem espinhos no caule e galhos?

    ResponderExcluir
  6. Meu muito obrigado pelo esclarecimento im grande abraço guiGuilhe.

    ResponderExcluir
  7. Oi afinal a flor é ou não e comestível aki perto tem tanta arvore pata de vaca de flores brancas e rosas dá uma vontade de comer mais tenho medo uns diz que come outros diz que não e a dúvida contínua vcs pode me esclarecer essa dúvida desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  8. Eu coloco no Google solicitação para informações sobre se pode ser usadas as vagens, ainda verdes, pra fazer chá e se for possível, qual a quantidade para um litro de chá, não obtenho resposta se sim ou não, por favor, aguardo retorno

    ResponderExcluir
  9. Oi Guilherme, vc já experimentou a semente seca da Pata-de-Vaca? É docinha e saborosa. Como posso me informar se é comestível?

    ResponderExcluir
  10. Queria saber como pesquisar mais a fundo sobre plantas e flores comestíveis. para ter uma segurança maior ao consumi Las.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...