Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Beldroegão, Major Gomes, Talinum paniculatum.

Beleza é subjetiva, claro. Mas mesmo um jardineiro inexperiente pensaria duas vezes antes de arrancar uma moita de beldroega-grande, beldroegão, maria-gorda, caruru-manteiga, major-gomes, ou seja lá qual seu nome popular mais comum. Aliás, apesar de seus muitos nomes, nesse blog ela será sempre chamada de beldroegão - e de nome científico Talinum paniculatum. Sim, ela é parente da onze-horas e da beldroega, da qual falaremos mais pra frente.

Outra planta idêntica é a irmã Talinum triangulare, mais comum no Norte e Nordeste, com os mesmos usos e as mesmas características - aqui, todas sobre o nome de beldroegão. Existe a beldroega, mas pertence a outra família, Portulacaceae. Essa nossa, o beldroegão, é de uma família recém definida, chamada Talinaceae.

Uma moita, viçosa. Repleta de cores.

Mesmo com o tempo seco, elas está bonita e não é difícil de encontrar nas ruas e beiras de estrada. No mundo inteiro ela é verdura, mas nós, claro, preferimos alfaces, espinafres e rúculas trazidos de fora. Em paises da Ásia, como a China, encontrada em feiras livres como uma verdura qualquer, assim como é consumida como hortaliça folhosa na região do Rio Negro assim como nas feiras de Belém.

O beldroegão é quase um arranjo floral completo. Suas flores são bonitas, rosadas e delicadas, pequenas, mas o que conta é a composição do todo, com as sementes dentro de cápsulas coloridas - amarelas, vermelhas, castanhas ou alaranjadas. Toda essa graça, esse desenho art-noveau da natureza não vem sozinho, porque as folhas são brilhantes, de um verde profundo muito bonito, vivaz.

Haste floral com cápsula de sementes. Ornamental também. 

A flor, pequena, mas belíssima.

É uma planta infinitamente resistente. Para quem não tem muito espaço ou sol, ela vai muito bem mesmo na sombra. Mesmo quando ainda um broto recém saído da semente, é tolerante a sol forte e tempo seco, condição em geral fatal para uma planta nessa fase da vida. Basta chover que o beldroegão mostra a que veio e começa a crescer. Se tiver umidade e sombra, ficará com folhas enormes e vai ramificando, formando uma moita delicada. Se estiver em sol forte, fica mais compacta e desenvolve uma raiz subterrânea muito grossa, como uma pequena cenoura - sua reserva de alimento e água. Se o tempo se mantiver quente o suficiente, ela vai sobreviver a quase tudo. É planta de fresta no concreto, de buraco no muro. Aproveite e leve umas mudinhas e plante em casa, que ela vai super bem em vaso também. Com adubo e irrigação regular, então...

No meio do quintal...

....no pé da árvore.

É devido a sua raiz subterrânea espessa e nutritiva, que o beldroegão pode ser colhido quantas vezes for - ela sempre rebrota, vigorosa. As folhas são ricas em altos valores de proteínas, cálcio, ferro, magnésio e potássio. Muita gente ainda acha que a grande fonte de proteína vegetal é a ora-pro-nóbis (com cerca de 25%*), mas o beldroegão não fica atrás, ostentando valores de até 22%*, mas mesmo assim, negligenciado. *(valores de referência em análise em base seca)

As folhas são macias e saborosas, com poucas fibras, de textura macia e sabor refrescante. Podem ser consumidas cruas me pequena quantidade (ou seja, nada de pratão de salada ou suco verde), devido ao teor de oxalatos, ainda que baixo. Enquanto cruas, o sabor é neutro e "vegetal", mas cozidas brevemente na água, depois temperadas com azeite perfumado com alho frito, viram um complemento fantástico para qualquer prato - seja picadinhas no macarrão, como recheio de torta, acompanhando uma carne.

Folhas verdes, macias, suculentas.

Dessa, planta, tudo se aproveita. As sementes, vá juntando e deixe secar uns dias. Coloque num saco, aperte bem para estourar as capsulas e liberar as sementes, que são muito, muito pequenas. Passando por uma peneira, as sementes passam fácil, separadas já das casquinhas das capsulas coloridas. Pronto, quem disse que não existe substituto pra semente de papoula? Pessoal da confeitaria, atenção: muitos usos pra essas sementinhas pretas, ou qualquer uso no qual a semente de papoula se faria necessária.

Sementes e as suas capsulas coloridas

A raiz, se você tiver a sorte de arrancar uma, é gorda e suculenta, branca por dentro. Cozida, é comestível, mas não tem muito sabor. Eu prefiro deixar na terra para que produza folhas, mas nada te impede de provar e criar coisas novas.

Quer ter beldroega em casa? Pegue umas sementes por aí, e jogue displicentemente no jardim. Ou plante por estacas - elas enraizam fácil.

GUIA DE IDENTIFICAÇÃO
Talinum paniculatum, Talinum triangulare. Erva, de até 100cm de altura, caule ereto, pouco ramificado, folhas alternas, de forma oval e ponta mais afilada, sem pelos. Flores rosadas, de até 4mm, formando inflorescências, com capsulas de sementes amareladas, redondas, e sementes marrons e negras muito pequenas.  

LOCAL DE OCORRÊNCIA

Locais sombreados ou a pleno sol, preferencialmente úmidos. Frestas, beiras de muros, beiras de estrada.

MODO DE PREPARO

Folhas, cozidas, cruas ou refogadas. Raiz, cozida ou assada, embora fibrosa. Sementes, inteiras.


71 comentários:

  1. Guilherme, suas fotos são impecáveis, ajudam o iniciante a identificar com clareza a PANC a ser explorada e depois devorada.
    Adoro seu textos, são esclarecedores e dicas culinárias muito boas.
    bjos ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Guilherme, muito legal esse blog!! A maria gorda é também medicinal! Fiz um post sobre ela no meu blog que fala sobre plantas medicinais: http://livrodasplantas.blogspot.com.br/2015/01/maria-gorda-talinum-paniculatum.html

    ResponderExcluir
  3. necessito de informações sobre plantinha "dente de leão" é comestivel,??? como
    se prepara??

    abraço

    Luiz Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Come-se cruas como a rúcula, só que é mais picante.

      Excluir
  4. Além de lindo mesmo, este é um dos "matos de comer" mais fantástico que conheço. Assim como a Beldroega, ele pode ocorrer em praticamente qualquer lugar e, como disseste, é muito nutritivo. Gostaria que este conhecimento (e o de tantos outros matos que não são só matos) chegasse às escolas públicas, às pessoas que precisam.

    ResponderExcluir
  5. Puxa vida; muito estourei as sementinhas e utilizei como ornamento de meus vasinhos quando brincava de casinha. .. minha mãe mandava arrancar pq segundo ela eram daninhas para suas rosas. Aff quem disse que mães sabem de tudo? Excelente matéria do teu blog, continue assim.

    ResponderExcluir
  6. Puxa vida; muito estourei as sementinhas e utilizei como ornamento de meus vasinhos quando brincava de casinha. .. minha mãe mandava arrancar pq segundo ela eram daninhas para suas rosas. Aff quem disse que mães sabem de tudo? Excelente matéria do teu blog, continue assim.

    ResponderExcluir
  7. uau...indo agora na calçada transplantar elas para um lindo vaso!!!! sabia que aquela fofura era comestível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, elas ficam lindas em vasos, voce vai ver!

      Excluir
    2. Sou iniciante com plantas pancs adorei suas fotos e explicacoes,um resgate da alimentação de infancia

      Excluir
  8. Lindo e útil seu blog, grata e parabéns !

    ResponderExcluir
  9. Amigo faz uma pagina no facebook pra poder seguir seus posts! obrigado

    ResponderExcluir
  10. ola!!

    Acompanho sempre suas receitas e gostaria de enviar uma para voces, que fiz no ultimo fim de semana!

    Fiz uma limpeza nos vasos que tenho aqui em casa a acabou sobrando umas batadas de beldroegao, além de 2 raquetes de palma que cairam. Resolvi não desperdiçar e traçar tudo!

    Refogado de Palma e batata de beldroegao

    Receita para 1 prato: 2 raquetes pequenas de palma, umas 30 batatas de beldroegao, alho, cebola e sal

    Palma - Limpe, tirando os espinhos com uma faca. Depois de limpo, piquei em quadradinhos pequenos.

    Deixei ferver a água com sal e joguei os qadradinhos da palma. Deixei uns 10 minutos e escorri. Reserve

    Em outra panela, depois de limpar as batatinhas, coloquei para ferver agua, junto com as batatinhas. Como elas são bem molinhas, uns 8 minutos de fervura foi suficiente. Desliguei o fogo e escorri a água. Reserve

    Em uma terceira panela, coloquei toda a palma e todas as batatinhas, junto com azeite, um pouquinho de alho, sal e cebola. Refoguei um pouquinho de nada. Pronto!!

    Idéia para um prato saudável, para não desperdiçar as sobras da horta!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  11. Procurei essa planta aqui em Bauru/SP e não encontrei. Gostaria muito de adquirir uma muda ou sementes.

    ResponderExcluir
  12. Preciso desta informção:- Beldroegão, suas flores sempre serão lilás? Tenho uma muito parecida, só que suas flores são amarelas.

    ResponderExcluir
  13. Consigo sementes contigo amigo? Meu e-mail linda-susa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Consigo sementes contigo amigo? Meu e-mail linda-susa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muita plantinha no quintal, nace como mato, se quiser mandou para você. Sem problema.
      .

      Excluir
  15. Alô Guilherme, eu sempre a conheci como Língua de Vaca, e gosto dela refogada, feita omelete, crua ou cozida, ela é sempre uma delícia! Outro "mato" que sempre comi, é o bredo ou carurú branco, refogado com carne moída frita, umas pimentas verdes, levemente picantes, com farinha flocada, dá uma farofa fofinha e deliciosa. Abraços, Angel.

    ResponderExcluir
  16. Alô Guilherme, eu sempre a conheci como Língua de Vaca, e gosto dela refogada, feita omelete, crua ou cozida, ela é sempre uma delícia! Outro "mato" que sempre comi, é o bredo ou carurú branco, refogado com carne moída frita, umas pimentas verdes, levemente picantes, com farinha flocada, dá uma farofa fofinha e deliciosa. Abraços, Angel.

    ResponderExcluir
  17. Nossa a muito tempo tentava catalogar essa planta. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Que ótimo ter aprendido o nome dessa plantinha linda. Eu a conhecia desde a infância na roça, na fazenda ela só aparecia debaixo da capoeira. Eu colhia os cachos cheios de bolinhas muiticores e a chamava de "árvore de natal".
    Depois de adulto, trouxe sementinhas para Belo Horizonte e semeei no quintal. Agora ela nasce pra todo lado, e no inverno seco, desaparece, voltando a brotar na primavera e verão.
    Agora aqui em casa tem de montão. Vou passar a fazer uso dela como PANC. Muito obrigado por ter me tirado a curiosidade de saber o nome dessa planta linda!

    ResponderExcluir
  19. Amei amei vou procurar e comer esses matos que são vitaminas e ótimo para a saúde obrigada

    ResponderExcluir
  20. Muito feliz em aprender mais me mais sobre a natureza , em um telhado onde tenho projeto de horta urbana, esta cheio desta beldroegão, logo que vi este post incorporei no jardim aqui da horta...e vou divulgar suas propriedade...

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber se ela contém qauntidades relevantes de antinutrientes (oxalatos e fitatos entre outros), por eu como MUITA verdura e gosto muito de comer as folhas dela, inclusive cruas, mas não quero arriscar dano aos meus rins ou reação inflamatória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, contém sim, o ideal é consumi-las crua moderadamente.

      Excluir
  22. Eu a conheço por Joãogome ou piolim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobri que no Vale do Paraiba também chamam de piolim!

      Excluir
    2. Tambem conheco como joao gome...acabei de tomar o suco verde dela ....deliciosa mesmo

      Excluir
  23. Eu tenho um monte dele no meu quintal e não sabia.

    ResponderExcluir
  24. Sim, as raizes são profundas, é dificil colher!

    ResponderExcluir
  25. Es la primera vez que leo que las semillas también se comen. Gracias por tanta información! Muy bien informe!

    ResponderExcluir
  26. Conheço desde a infância, temos mais de uma variedade aqui em casa. É uma delícia!

    ResponderExcluir
  27. Gente, e eu estou tentando descobrir como acabar com elas lá em casa, tem demais, como praga.

    ResponderExcluir
  28. Apareceu num vaso esquecido e resolvi pesquisar.Vou cultivar esta benção! Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pela informação. Sempre nasce em meus vasos de plantas e arranco pensando ser mato, agora vou deixá-la crescer e experimentar na culinária.

    ResponderExcluir
  30. Obrigada pela informação. Sempre nasce em meus vasos de plantas e arranco pensando ser mato, agora vou deixá-la crescer e experimentar na culinária.

    ResponderExcluir
  31. Meu cunhado tem no quintal dele, uma toupeira grande. Ele sempre chamou de ora pro nobis, mas eu sabia q não era, por isso vim procurar e dei de cara com teu blog; eu usava no vaso como ornamento. Hj estou comendo refogado com alho e cebola e feito farofinha . Pensa numa coisa mara. Vou plantar aqui em casa, também 😊😋😋

    ResponderExcluir
  32. Pra lá de boa essa matéria, uma verdadeira aula sobre essa maravilhosa suculenta...valeu!

    ResponderExcluir
  33. Olá! Estou iniciando uma pesquisa de mestrado com essa planta. Você poderia me dizer aonde encontrou as referências sobre ela? Encontrei muito pouco sobre ela. Abraços

    ResponderExcluir
  34. Aqui no sertão pernambucano, chamamos de pega-pinto, quando alimentamos as galinhas com ela, aumenta o tamanho dos ovos.

    ResponderExcluir
  35. Eu tenho muito dessa plantinha, aqui no norte chamamos de cariru mas eu não sei se é , parece muito ! Tem as flores de cor rosa e a semente em forma de bolinhas! É muito bom pra anemia!

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pelo seu trabalho e gratidão por compartilhar seus conhecimentos. Tenho uma verdadeira horta desses matinhos abençoados em casa, e não sabia!!!

    ResponderExcluir
  37. As flores também são comestiveis?

    ResponderExcluir
  38. Anos 80, começando em paisagismo e ainda "cru" de tudo, arranquei essa e outras plantas, que na minha ignorância pareciam... mato, no quintal da casa de uma amiga.
    Levei uma bronca suave, mas direta, de dona Aurora, mãe da Nanci e dona do quintal. "O que você fez com meu fura-tacho?!"
    Hoje sei "quem" é o Talinum e também que minha monda não causou prejuízo permanente. Também sei como dona Aurora continua firme entre nós, aos noventa anos... Usuária e cultivadora de PANC, décadas antes da sigla. GRATO a ela e a ti também, Guilherme!

    ResponderExcluir
  39. Eu tenho uma em vaso, quer dizer acho que seja, as folhas são bem mais estreitas, talvez seja jovem não sei, terá outra planta muito parecida com ela? o tronco dela é roxinho no começo e vai esverdeando?

    ResponderExcluir
  40. Como disse alguém lá em cima " quem disse que as mães sabem tudo".
    Minha vó também achava que era erva daninha.

    ResponderExcluir
  41. Passei minha infância brincando com ela, era sempre um lindo adorno, e minha mâe sempre dizia: cuidado com esses matos, podem ser venenosos.

    ResponderExcluir
  42. Estou lendo grande sertao: veredas e lá aparece uma maria-gomes refogada. Um trecho lindo de comida de paz e conforto. Acho que é beldroegao sim...tirei um pouco do meu jardim para marcar a página.

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde a todos.
    Costumo fazer omelete e acrescento suas folhas picadas ou cortadas com a mão de.
    Fica gostoso e nutritivo.

    ResponderExcluir
  44. Boa noite a todos
    Gostaria de saber se há restrição de quantidade quando refogada ou cozida?

    ResponderExcluir
  45. Muito boa matéria .
    No início tive medo de comer , mas achei saborosa.
    Pena que não fiz uma mudinha.
    E hoje achei na beira do muro na rua , quebrei um galho e estou torcendo pra sobreviver .
    Mexido com ovo lembra a bertalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu deixei em um copo com água até enraizar e depois plantri num vaso. Deu super certo!

      Excluir
  46. Tenho em casa. Não sabia como aproveitar. Só comi em salada crua, lembra o espinafre na textura. Obrigada. Sou Janeth, de Guabiruba SC.

    ResponderExcluir
  47. Entendi que tantos as folhas como as raizes e as sementes são comestíveis, mas, gostaria de saber se podemos comer as flores?

    ResponderExcluir
  48. Olá tenho a variedade de flor branca, será que é comestível também?

    ResponderExcluir
  49. Eu tenho aqui em vasos .Agora é só usar a vontade

    ResponderExcluir
  50. Que incrível! Eu caçava o nome dessa plantinha encantadora e nunca que achava. Amei!

    ResponderExcluir
  51. tenho em casa. no rio de janeiro ja tem gente vendendo nas feiras do catete, estao comecando a dar valor as pancs .isso e muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente artigo. Eu tenho alergia me dá muita coçeira nas palmas dás mãos esfrego duas folhas, durante dois dias, a coçeira desaparece, picaduras de insectos. E sobre tudo nos ovos mexidos, no café da manhã, muito boa.

      Excluir
  52. So lot to occur over your amazing blog. Excellent post. I was always checking this blog, and I’m impressed! Im grateful for the article post.Really thank you! Will read on Feel free to visit my website; 배트맨토토

    ResponderExcluir
  53. Gente impressionante, eu to de boca aberta , sempre aranquei essa planta do meu quintal e nao sabia das utilidade que ela tinha, na minha mente era mato,honje mesmo eu vi uma mudinha delavou cuida , meu Deus! agente pensa que sabe, e conhece de tudo!e olha que eu conheço muitas ervas , sou apaixonada por chás, eu agradeço a Deus pelas maravilhas que ele faz!🙏

    ResponderExcluir
  54. Mungkin beberapa dari Anda sudah bosan. , mereka selalu kalah dalam permainan, tapi tidak di Daftar Toto26

    ResponderExcluir
  55. I read it well.
    I'll come often from now on.
    Thank you.
    먹튀검증

    ResponderExcluir
  56. Customization ponders the blend of various leveled out characteristics, approaches, and express execution the board instruments and frameworks. Visit here performance management training

    ResponderExcluir
  57. "Your blog is a breath of fresh air in a world that can sometimes feel overwhelming. Your optimism and encouragement are exactly what I needed to hear today. Thank you for creating such a positive space for your readers!" Acusado de Domestic Violence en Nueva Jersey

    ResponderExcluir

  58. LACAKTOTO Agen Judi Bola No 1 Indonesia Deposit 10 ribu
    LACAKTOTO

    #LACAKTOTO #GADINGBET #DAFTARLACAKTOTO

    ResponderExcluir
  59. A wonderful mine of inspiration is your blog. Every post contains insightful information and interesting content. Reading your blog is a pleasure because of the educational and enjoyable writing style you have. Continue to wow us with your amazing stuff and keep up the good job!
    ¿Cuánto es un Divorcio en el Estado de Nueva York?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...