Páginas

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Edamame: guandu verde

O guandu é uma planta que eu imagino a maior parte dos leitores já tenha ouvido falar: seja pra alimentar animais, seja pra adubação verde. A maioria sabe que ele é comestível, mas dá trabalho: as vagens precisam ser debulhadas uma a uma. E o guandu seco demora horrores pra cozinhar. E então eu lembrei de um nome curioso: edamame.

Edamame é uma palavra japonesa para a soja verde, as vagens cheias de grãos imaturos. Elas são cozidas em água com sal por alguns minutos até que fiquem tenras e macias. Daí, basta abrir a vagem e nhac os grãos.

No nordeste e norte eu sei que se come amendoim cozido, que fica de fato delicioso. O edamame é a versão japonesa do nosso amendoim cozido na salmoura.

Se você procurar na internet, vai achar milhares de coisas sobre o edamame. Aqui no Brasil ainda não virou moda, mas lá fora a soja cozida é consumida como aperitivo e como auxiliar de emagrecimento. Literalmente, edamame virou uma dieta da moda. Se funciona, não faço idéia. Mas que é gostoso, é sim.

As vagens do edamame são peludinhas e meio oleosas, quando você as toca elas deixam a mão "engordurada". Pra quem já colheu feijão guandú, sabe qual é a sensação. E foi por causa dessa sensação que tive a inspiração. Porque não cozinhar vagens verdes de guandú?

Vagens verdes de guandu: edamame alternativo

Achei poucas referências na internet sobre o guando cozido dessa forma. A maior parte era em saladas com os grãos verdes, debulhados e cozidos, ou pratos com carne.

Ah, aproveitei a safra e taquei na panela. Por coincidência, passei na Liberdade na mesma semana e estava em safra de edamame. Comprei um sacão, cozinhei e fiz o teste.

O guandu verde cozido ainda na vagem tem sabor amendoado, acastanhado. Nada lembra feijão nem vagem. Delicioso, e viciante, especialmente para comer beliscando vendo TV, ou como uma opção saudável para quem tem "boquinha nervosa" como eu, mas foge dos salgadinhos prontos.

Guandu verde, guandu cozido, guandu seco
Se fica bom? Fica uma delícia. Os grãos não são tão grandes quando o da soja, nem tão adocicados, mas o sabor é realmente uma delícia. Ir abrindo as vagens e mordiscando os grãos, iguais a ervilhs, macios, crocantes e saborosos.

Se tiver uns feijões verdes aí perto de você, já sabe o que fazer com eles.

RECEITA

Guandu verde na vagem - edamame

Ferva 1 litro de água com 1 col de sopa cheia de sal. Assim que ferver, adicione um punhado de vagens verdes. Espere ferver de 3 a 5 minutos, retire e espere esfriar. Pronto para consumo!


3 comentários:

  1. Parabéns pelo post Gui! Não conhecia edamame mas planto guandu na Horta das Corujas e até agora só consumi verde. É uma delícia, tipo ervilha mas com sabor mais pronunciado. Só que dá o maior trabalho debulhar. Tentei cozinhar na vagem e não deu certo: a água azedou e é fibroso demais, precisa debulhar de qualquer forma. Continuo esperando uma dica para facilitar...

    ResponderExcluir
  2. Cara, estava pesquisando isso ontem olha o que encontrei nesse site de plantas medicinais da federal de Santa Catarina UFSC

    http://www.hortomedicinaldohu.ufsc.br/planta.php?id=177
    As raízes e os grãos contêm diversos flavonóides, como cajanina, cajanol, cajaflavanona, cajanona .
    As sementes (grãos) contém ácido p-hidroxibenzóico, fenilalanina, cajaminose e um aminoglicosídeo.
    Os grãos contém 19 – 20% de proteínas, 1,1 – 1,2% de lipídios e 62 – 64% de glicídios .

    Ações farmacológicas: in vitro mostrou atividade contra fungos
    atividade no tratamento de anemia falciforme (GRENAND et al., 1987).
    Os taninos são responsáveis pela ação antidiarréica da planta (POUSSET, 1989).

    Efeitos adversos e/ou tóxicos: Os grãos desta espécie contêm cianetos, taninos e fitohemaglutininas . Por este motivo, deve-se evitar o consumo dos grãos verdes.
    Em animais de laboratório foi observada uma tendência ao aumento da ocorrência de anomalias viscerais e malformações externas em filhotes cujas mães receberam extratos desta planta durante a gestação.

    ResponderExcluir
  3. Aqui na Bahia chamamos Andú. Nossa... Matou muito nossa fome aqui em casa. Minha mãe, ferventava e preparava pra nós e nunca fez mal. Ela plantava no quintal, a gente colhia sempre...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...