Páginas

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Orelha de Padre, Mangalô ou Lab Lab: feijão PANC

Variedades de mangalô colhidas em hortas urbanas de
São Paulo entre 2016/2017.
Aqui em São Paulo, cada vez mais vejo o feijão lablab, sendo cultivado nas hortas urbanas. Ainda considerado uma PANC, tem seu consumo ainda restrito a poucas pessoas, embora fora do Brasil seja considerado um feijão comum. E da planta tudo se come: os grãos, as vagens, as folhas e até as batatas.

Flores se formando
Ele é conhecido no Brasil por três nomes: orelha-de-padre, feijão mangalô ou lablab. Orelha de padre deve ser porque as vagens são curvas, igual a orelha de um senhorzinho padre. Mas eu tenho pavor de comida com nome de partes de corpo, de bicho e de gente. Então, gosto de lablab, que é seu nome científico. Antes, Lablab purpureous. Agora, com a revisão dos gêneros, Dolichos lablab. Pronúncia: "do-li-cos-labi-labi".

De especial, ele tem uma característica marcante de cultivo: cresce rápido, produz muito e fica enorme. Nos EUA, ele é chamado de Hiacynth Bean e é usado para cobrir cercas, treliças e enfeitar varandas. É uma trepadeira muito rústica, com flores roxas e vagens roxas na variedade Ruby Moon, a mais comum no uso paisagístico.

Variedade Ruby Moon, não comestível. Foto daqui.
Das variedades que plantei, tento manter em cultivo especialmente de grãos brancos, que são mais suculentos e graúdos. A planta fica o dobro do tamanho das demais, e é extremamente agressiva. Plantei num canteiro ao lado de casa, e ela preferiu crescer por entre as telhas, virando um cenário do Jumanji. Cada rama chega a crescer mais de 5cm por dia. Em um mês, fechou a varanda.

Varanda em abril.

Varanda em maio.

Aqui no Brasil,foi trazida por imigrantes - é comum na Ásia e África, e muito consumido por lá. Aqui o consumo é mais raro, porque é um feijão menos conhecido.

Nos bairros orientais, encontro a variedade branca à venda, bem graúda e ótima para caldos. Em Dublin, a variedade de grãos vermelhos e a de grãos pretos eu via nas lojas africanas, especialmente da Nigéria. Aqui no Brasil são mais comuns as variedades de grãos escuros.

Em apenas uma semana, me dei ao trabalho de coletar todas as variedades que eu encontrei - fiz a besteira de descartar as vagens, que também são tão distintas entre si. Algumas variedades tem vagens pequenas e sementes grandes, enquanto outras tem as sementes pequenas e vagens grandes - não há correlação. Algumas vagens tem três sementes, enquanto outras chegam a mais de 6. Algumas são mais fibrosas, outras menos. Como conclusão: há a necessidade de sistematizar as variedades que temos, assim como é um indicativo de que as hortas urbanas são espaços para a manutenção dessa diversidade.

As vagens variam em tamanho e número de grãos.
Algumas são macias, outras muito duras.
As variedades de sementes brancas, em especial as que compro nas lojas chinesas, enquanto verdes, são cobertas por um tipo de cera oleosa de aroma muito forte, que desaparece após o cozimento (mas impregna as mãos). Outras, como a de grãos graúdos cor-de-vinho, tem vagens grandes e suculentas, sem aquele aroma forte. Ou seja, são muitas variedades, devem cruzar entre si e precisam urgentemente serem catalogadas.


Variedades caramelo, marrom e branca.

Variedade de grãos pretos.
Uma coisa eu sei: quem tem uns pés de lablab crescendo na cerca não vai ficar sem comida por um bom tempo. As vagens são comestíveis até 15 dias depois da polinização. Cozidas, gostosas e suculentas como as ervilhas de vagem torta. Para consumir, é preciso tirar aquela fita fibrosa nas margens igual a ervilha. 


Folhas e flores da variedade Branca (das mercearias chinesas)

Se quiser esperar, depois de umas 3 semanas, as vagens terão feijões grandões dentro delas, que podem ser usados como feijões verdes. A vagem em si estará fibrosa, mas os feijões são adocicados e muito macios. Mais um pouco, a vagem começa a ficar transparente e os grãos, com a cor final da semente, que vai amadurecendo - quanto mais maduros, mais tempo de cozimento demandam. Ficam deliciosos quando cozidos, usados em saladas e vinagretes, ou ainda no lugar de ervilhas.

Por fim, quando as vagens secam, devem ser debulhadas, os feijões deixados para secar na sombra. 

Vagem boa pra refogar.

Vagem boa pra debulhar.

Feijões debulhados. E que vinagrete gostoso que viraram!


Das folhas, está registrado que são consumidas cozidas, como espinafre. Devem ser usadas bem jovens, fervidas antes do uso. O sabor lembra a vagem cozida. Picadinha como acompanhamanto de improviso, ou mesmo em tortas, são ótimas. Ricas em ferro, magnésio, e boa fonte de fósforo, zinco, cobre e tiamina. 

Como os outros feijões que comemos, esse também deve ser evitado cru. Deve ser SEMPRE deixado de molho por 12 horas, para que as toxinas saiam um pouco. Depois, a água deve ser descartada e ele cozido em nova água. Dos feijões demolhados também pode ser feito tofu. 

A planta é excelente fixadora de nitrogênio e vai adubar seu solo. Gosta de cercas e pode subir em árvores. Ela vai bem em climas quentes, com algumas variedades sendo tolerantes a frio. Contudo, em geral, recomenda-se plantar de Agosto a Dezembro, estendendo a colheita até Maio. Quando plantar atenção, é um grão que dá muito caruncho. Não deixe-os envelhecer no pé, ou perderá toda a safra. Armazene em potes com cinza peneirada para manter os grãos viáveis.

Quanto a solos, é pouquíssimo exigente: tolera amplas faixas de PH, tolera solos salinos (embora fique com folhas amareladas), tolera solos arenosos e solos com muita argila. Apenas não vai bem em solos encharcados.

Flores brancas e com perfume suave.
Vagens pequenas, em formação.
Vagens da variedade de grão
branco: são bicolores, gordurosas
e tem um cheiro forte.

GUIA DE IDENTIFICAÇÃO
Folhas verdes, cada um com três folíolos, de 3 a 6 centímetros de comprimento, em forma de triângulo oval. Flores iguais as do feijão-comum, em cores variadas, mas na maior parte roxas e brancas, por vezes lilases ou rosadas. Flores arranjadas em grupos, partindo de uma haste principal. Em algumas variedades, hastes compridas, em outra, hastes axilares de comprimento reduzido. Feijões ovais, muito duros, com uma listra branca característica no meio. Algumas variedades, as vagens são resinosas e com aroma forte de coentro. Plantas de 4 a 10 metros. 

LOCAL DE OCORRÊNCIA
Gosta de pleno sol, solo nunca muito úmido, não vai tolerar sombra. 

MODO DE PREPARAÇÃO
Folhas jovens cruas ou cozidas, vagens jovens comestíveis inteiras cozidas. Feijões, frescos ou secos, com sementes imaturas, comestíveis cozidas. Flores e brotos comestíveis crus ou cozidos. Feijão não seco mas maduro cozido. Feijões secos demolhados e cozidos com troca de água. Folhas e feijões jovens e macios são melhores, sempre fervidos. Raízes cozidas.

(originalmente publicado em 11/2014, atualizado em 26/09/2017)

55 comentários:

  1. Oi Guilherme.
    Gostei muito do artigo sobre o feijão Lab Lab (conhecia somente por orelha de padre). Plantei no meu quintal e venho colhendo as vagens a cada 4 dias. Você saberia dizer se tenho que eliminar as plantas após o ciclo da colheita ou ela produzirá por mais de um ciclo?
    Grato. Milton (peremilton@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Oi Guilherme.
    Gostei muito do artigo sobre o feijão Lab Lab (conhecia somente por orelha de padre). Plantei no meu quintal e venho colhendo as vagens a cada 4 dias. Você saberia dizer se tenho que eliminar as plantas após o ciclo da colheita ou ela produzirá por mais de um ciclo?
    Grato. Milton (peremilton@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Oi Milton, aqui em SP ela morre no inverno por causa do frio, mas em climas mas quentes imagino ser possível uma segunda safra sim, pensando que o florescimento é intermitente! abraços, GR

    ResponderExcluir
  4. Oi Guilherme. Parabéns pela matéria, informativa, elucidativa e nostalgica! kkkk Realmente me lembrei de meus avós no interior de Goiás ao ler sua matéria. Já debulhei muito desses feijões para o meu avô, lembro-me que ele tinha de diversar cores, mas o roxo me chamava muito a atenção. Meu sonho é adquirir alguns alqueires e plantar sementes caboclas de milho, abóbora, feijão, batatas, carás, inhames, entre outras. Há muito procuro esses feijões aqui em Goiás, mas acredito estarem quase extintos, uma vez que ainda não os encontrei. Gostaria de saber se vc possui sementes e se as vende. Desde já agradeço asua atenção e mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas informações. Sempre quis saber o nome verdadeiro dessa planta. Minha mãe cultivou a vida inteira. Agora planto em minha casa. Tenho a espécie de sementes pretas. Gostaria de obter as outras cores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, conte pra gente, como vocês constumavam comer? é uma planta muito produtiva. Se eu não morasse em apartamento teria mais dele por aqui.

      Excluir
    2. Tiramos a "fita" da vagem e a comemos cozida, junto com carne ou outro alimento, já temperado, ou cozida sozinha, com um tico de sal.

      Excluir
  6. Ah! Minha mãe chamava a vagem de "Precata de João Belo", não sei porquê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, obrigado por compartilhar conosco! Essa planta tem realmente muitos nomes populares...

      Excluir
  7. Adoro seus textos e como também sou muito curiosa, gosto de plantas diferentes. Cultivo a orelha de padre desde criança. Gosto de colher as vagens bem novinhas e tenras, deixo aferventar e salteio na manteiga.Amo!

    ResponderExcluir
  8. Eu a cozinhei achei o cheiro um pouco forte tem alguma sugestão bde preparou

    ResponderExcluir
  9. Olá Guilherme, parabéns pela matéria. Eu tenho boas lembranças da minha infância deste feijão, onde consumia feito salada ou cozido, sempre com as vagens jovens, pois são mais macias. Naquele tempo eu passava as férias escolares na casa dos meus tios em um sítio em Cabreúva-SP, muitos anos depois meus tios faleceram e o sítio vendido. Hoje eu vivo na Bahia e eu tenho um sítio próximo a Praia do Forte e eu gostaria novamente em ter este feijão para consumir, mas eu tenho encontrado grande dificuldade em encontrar sementes. Você sabe onde eu posso adquirir boas sementes para eu plantar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio, temos bastante aqui em SP, se passar por aqui, avise. Abraços

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. a FOTO COM AS FLORES ROXAS SE PARECEM UM POUCO COM AS FLORES DO FEIJÃO MUCUNA, Q TBM ÉSÃO LINDAS, DO FEIJÃO VERMELHO ENTÃO! SÃO MARAVILHOSAS, EXISTEM UMAS FOTOS NO PINTEREST DAS PÉRGOLAS DE MUCUNA VERMELHA Q SÃO AS MAIS LINDAS Q JÁ VI, TIVE MUCUNA PRETA NO MEU QUINTAL DE UM GRÃO Q PEGUEI NUMA DECORAÇÃO NUMA PANELA DE SUPER MERCADO, NUMA FESTA JUNINA. UM SÓ PÉ DE MUCUNA DEU NA PRIMEIRA VEZ 22 K DE JEIJÕES , ERAM FIOS DE VAGENS DE ATÉ 1,20 CM DE COMPRIMENTO VARRIAM O CHÃO, A COISA MAIS LINDA E PR[OSPERA Q JÁ TIVE NA MINHA HORTA.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!!!Muito legal saber tudo isto,pois tenho muito Lab Lab aqui na minha casa!!!!

    ResponderExcluir
  13. Guilherme, obrigada por compartilhar conhecimento. Gostaria de adquirir algumas sementes pra plantar. como faço? estou em SP, encontrei com vc na oficina de tapiocas da Neide na horta da FMUSP.grata

    ResponderExcluir
  14. Olá Guilherme.

    Estou iniciando na vida de jardineira, principalmente em se tratando de plantar meu próprio alimento. Tenho uma varanda com sol pleno no verão, em São Paulo, e, pelo que percebi, esse feijão seria ideal para plantar nela.

    Gostaria de saber onde consigo encontrar sementes.

    Um abraço e parabéns pelo blog.
    Carolina

    ResponderExcluir
  15. Oi...ganhei sementes pretas e plantei...ela da flor roxa...e a vagem é meio Verde avermelhada...gostaria de enviar foto...ñ dei conta de colher e geramos um monte de sementes...umas pretas e outras rajadas....o autor do blog pode fazer contato comigo ou alguém com conhecimento a respeito quero compartilhar as sementes mas preciso saber se é mesmo isso e se é legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gostaria de saber se ainda possui as sementes, quero planta-lás no meu quintal.
      Se puder entre em contato (gts_12@hotmail.com)

      Excluir
  16. É o feijão de porco pode ser consumido ou não como alimento?

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo texto. Acho o cheiro desagradável e até rançoso das flores! Mas estou acompanhando o processo todo aqui no meu jardim.

    ResponderExcluir
  18. Que maravilhosa a matéria, parabéns Guilherme! Conheci a espécie dias atrás quando pedi para meus filhos pequenos colherem e debulharem as vagens - nasceram espontaneamente em um terreno no interior de sp - e estava aqui prcurando uma receita com ele.

    ResponderExcluir
  19. Já tive plantado em casa, mas perdi muda, onde poderei encontrar novamente, moro em Sepetiba- Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  20. Faz muito tempo que não vejo mais orelha de padre.
    Eu faço com carne moída, deixo úmido mas não com caldo,colocando cheiro verde assim que desligar o fogo.

    ResponderExcluir
  21. Que matéria incrível , Guilherme !
    Eu tenho no meu quintal e adoro o mangalô desde criança . Mas não sabia que as folhas são comestíveis ! Tá aí : vou provar amanhã mesmo . Obrigada !!!!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia sou da Bahia, consumo bangalô desde criança , agora vou cultivar . Sobre o preparo faço sempre com carne seca (aqui no Nordeste chamamos carne de sertão) calabresa e toucinho, as vezes coloco ossos do patinho bovino para quem gasta quiabo e jiló. Fica ótimo

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!! Tenho mangalo plantado no meu quintal e e uma delícia!!

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde ! Estava a procura de informações sobre uma planta que a muito tempo meu vizinho tinha, sempre achei que fosse ervilha torta, consegui em uma trilha pegar uma semente e hoje aqui descobri que se trata da mangalô kkk e depois das informações não se arrependo. Aqui em casa ela se espalhou bastante, mais até agora não deu as vargens e hoje devido a matéria fiz as folhas e realmente se parece com espinafre. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite.
    Moro em Manaus
    Qual a possibilidafe de voce enviar sementes?

    ResponderExcluir
  26. Conheci essa iguaria em Ruanda, aqui no RJ eu não achei. Tem tiver sementes para compartilhar, poderia me avisar? Grata.

    ResponderExcluir
  27. nós temos muito aqui em casa da flor branca nós comemos sempre duas a três vezes na semana...gostei muito da matéria muito bom saber tudo isso...parabéns...aqui em casa foi plantado só uma vez e ja faz uns quinze anos ou mais e as sementes caem no solo e nascem e crescem.por todo lado uma maravilha..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vc é de onde vc me daria ou vende algumas sementes sou de Pirapozinho sp

      Excluir
  28. Ola Guilherme, parabéns pelo material, tem semetes a venda??

    ResponderExcluir
  29. Oi gostaria de comprar a semente da fava
    aquela verdinha como faço

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde! Pessoal eu tenho para vender a semente Feijão Orelha-de-padre, Mangalô, Lab Lab 20 Sementes 15 reais sou do RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho interesse, estou querendo a semente de cor vinho, quanto fica o envio em carta registrada?

      Excluir
  31. comi quando criança morava na area rural conheço como favinha do reino , depois de cozido poe a farinha e gordura de porco com os torresmo muito bom/

    ResponderExcluir
  32. Eu quero comprar sementes de feijão orelha de padre pequena quantidade para uma horta pequeno qual valor

    ResponderExcluir
  33. Gostei de saber mais sobre esse feoijao

    ResponderExcluir
  34. Sou do do Rio Grande Sul .
    E estou cultivando este feijão... a um ano .
    Gostei muito da materia bem esclarecedora.
    Pois é dificil de encontrar matetias que fale sobre este tipo de feijão trepadeira .
    Consumia somente as vagens
    Agora irei fazer as folhas .
    Parabéns e quanto ao nome conheci como feijão jacinto .

    ResponderExcluir
  35. Muito bom seu artigo sobre esta leguminosa, conhecida na Bahia mais como mangalô. É uma delícia. Falo dele no meu romance Noite em Paris. Seu cheiro é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  36. Preciso de semente do marrom. Como posso conseguir?

    ResponderExcluir
  37. Aqui o meu está resistindo a vários invernos já, seca um pouco, e volta sempre. Me rendi, antes comia só a vajem verde, agora li mais e usarei tudo.

    ResponderExcluir
  38. Boa Noite a tempos eu não via essa vagem aqui em Brasília não encontro a semente você me venderia e mandaria pelo correio ? Watz (61)992720547

    ResponderExcluir
  39. Sonho Azul,tenho as sementes da variedade branca. Se quiser, posso te enviar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite
      meu nome é Ricardo ZAP 33 984088368
      gostaria de saber se você pode me doar sementes desse feijão pra eu plantar aqui em casa.
      obrigado antecipadamente. 👍🏿

      Excluir
  40. Onde encontrar essas qualidades todas

    ResponderExcluir
  41. Em Jaboticabal,SP,meu marido encontrou muitas sementes.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia a todos.
    Resido em Ariquemes, Estado de RO.
    Alguém sabe de alguma loja onde eu possa adquirir sementes dessa fava Orelha de Padre?
    Eu as encontrei no Mercado Livre e Shopee, mas o frete, para mim, um valor muito caro.
    Podem me ajudar?
    Meu e-mail: edgarnromao.letter@gmail.com
    69 99265-9755

    ResponderExcluir
  43. Já tive essa planta, que cresceu na beira de um muro e as ramas se apoiaram na "unha de gato" que cobria esse muro. Produziu muitas vagens em uma área de pequena extensão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...