Páginas

terça-feira, 10 de março de 2015

Almeirão-Japonês, Roxo, de Árvore

A moça que me fornece mudas orgânicas para a horta, lá em Itu, a Dona Fátima, sempre aparece com uma ou outra novidade. Já foram alfaces em forma de botão-de-rosa, salsa gigante e couve-rendada. De vez em quando, o almeirão-roxo, ou almeirão-japonês. As outras sementes, são compradas, mas o almeirão foi ganho. Pelo visto, a grande "industria" agrícola de sementes não dá bola para ele.

Nasce sozinho, no meio do mato.
Esse almeirão tem sabor mais suave e bem menos amargo que o almeirão normal - é tão amargo quanto a alface roxa. Na verdade, ele é mais parente da alface do que do almeirão. Pois bem, desde que foi levado pra horta, ganhou destaque pela cor e pelo tamanho avantajado. São lindos, com folhas quase prateadas e nervuras arroxeadas, pontiagudas. Foi dele que fizemos salada, colhidos na calada da noite, no mutirão de feitio do forno à lenha em um assentamento em Araras. Foi dele que comemos no almoço na pousada em São José do Barreiro. Lá em casa, sempre que posso, colho folhas frescas para consumo imediato, onde são doces e macias. Ele está por toda parte.

Belíssima.

Parente da alface, da escarola e dos almeirões, o almeirão-selvagem é uma daquelas plantas que você não vai ter trabalho nenhum de cuidar, e vai bem mesmo na época da seca. Tudo que ele precisa é de bastante sol. Na realidade, ele é muito parecido com a serralha - tem um caule alto e oco, de onde partem as folhas, e quando a planta está prestes a florir, cria uma copa cônica, igual árvore de Natal. As flores também são conhecidas de que tem horta - idêntica a da alface e até da do dente-de-leão. As abelhas adoram, e precisam ser rápidas. Depois de poucas horas abertas, delicadamente ele se fecha, gerando em poucos dias uma profusão de "pompons" com sementes pretas (papilhos).

As flores, efêmeras e delicadas.


Sementes, esperando o vento.
O problema é que depois da floração, o almeirão mostra a que veio. Você vai encontrar almeirões viajantes brotando nas calçadas, nas quinas, na frestas, nos vasos, até nos telhados. Apesar de ser uma verdura cultivada, não tem frescura e se comporta como planta ruderal, invasiva. Pra sua sorte, você terá almeirões nascendo até mesmo onde não esperava vê-los.

Até na fresta no muro ela nasce.
Os talos florais jovens são comestíveis, e você pode conferir receitas com eles aqui. Na verdade, a planta toda é comestível, crua ou cozida - a raiz enorme, parecida com uma cenoura, pode ser colhida antes da floração, picada finamente com uma faca afiada, seca ao sol e usada para fazer chá ou torrada para fazer "café", muito comum na Europa de antigamente (quando o café importado era caro ou escasso). Seu sabor amarguinho denuncia seus usos como digestiva e para males da digestão. Para quem faz cerveja caseira, uma sugestão de uso para esse amargo suave e aromático, ao estilo do lúpulo.

Para plantar, as sementes precisam apenas serem cobertas por terra. Algumas não brotam bem, porque muitas flores aparentemente se fecham antes da polinização e formam sementes "ocas", mas pode ser apenas impressão minha. Se quiser sementes, vá a uma horta urbana aqui em São Paulo e peça para alguém pegar sementes para você - poucas são suficientes para começar a produção. Ou compre pela internet, troque com amigos, peça pelo facebook.

Os nomes comuns, são almeirão-japonês (talvez por seu uso entre a colônia no interior de SP), almeirão-de-árvore (por causa do tamanho, chegando nos 2 metros facilmente), almeirão-roxo e no sul, chamado de radite. No fim, é tudo a mesma coisa. Vá colhendo as folhas debaixo que ele vai crescendo, igual um pé de couve.

À esquerda, na horta, ficando grandinho.
Ah, sim, ia me esquecendo. Existem três tipos mais comuns dessa planta: a de folhas lisas, a de folhas recortadas e a de folhas sem veios vermelhos. O ideal é não plantar ao mesmo tempo para não misturar as variedades, mas fica a seu critério. Eu prefiro o de folha lisa, que é mais fácil de lavar, mas é realmente um gosto particular.

Se achar amargo, corte as folhas e deixe na água por alguns minutos, para drenar a seiva. Como porém, vai perder a parte medicinal da planta, que protege o fígado e auxilia na digestão. Mas é melhor que não comer, certo?

O nome científico é polêmico - citado às vezes como parente da chicória, às vezes como parente do alface, ficaremos com a definição mais bem aceita, a de Lactuca canadensis. Isso não importa muito, na verdade, mas pode aparecer sob o nome de Chicoryus intibus.

Entra na lista de "plantas úteis no período do racionamento".





41 comentários:

  1. Comprei de você mas ainda não plantei. Qual variedade você comercializa?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Vc comercializa essas variedades? Gostaria de comprar!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Vc comercializa essas variedades? Gostaria de comprar!

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa nasce como mato.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa nasce como mato.

    ResponderExcluir
  6. Olá !! Tenho sementes de almeirão roxo interessados entrar em contato no zap

    (16) 981736753 ner

    ResponderExcluir
  7. Eu de novo, não tem planta que eu pesquiso, sempre acabo no seu blog, muito bom os seus artigos. Quando a loja irá voltar ao ar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, não temos perspectiva de reabrir a loja esse ano. Um abraço,

      Excluir
  8. Boa noite,

    Tenho sementes de almeirão roxo.
    Se tiverem interesse entrar em contato.
    josselei@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Josselei Tudo bem?
      Gostaria de comprar algumas sementes para plantar em vasos.
      Quanto fica para enviar para são paulo CEP 03381000.

      Obrigado

      Excluir
  9. Aqui em casa, no PR, nasce em tudo q é lugar, até no gramado. Mas não é sempre q comemos já q não tem muito sabor. Meu pai prefere plantar o almeirão comum...

    ResponderExcluir
  10. Aqui em casa, no PR, nasce em tudo q é lugar, até no gramado. Mas não é sempre q comemos já q não tem muito sabor. Meu pai prefere plantar o almeirão comum...

    ResponderExcluir
  11. Aqui em casa na Região dos Lagos, RJ, ele nasce em qualquer lugar que tiver um pouco de terra, principalmente em canteiro e vasos de plantas. Eu não sabia que era comível e jogava fora. Agora vou colher e utilizar.

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Pode ser em saladas, mas prefiro refogada como faço com a couve, só que picada em pedaços maiores. Refogo cebola, uma pitada de sal e dou só uma passada rápida com o almeirão neste refogado, para murchar um pouco e pronto! Delicioso!

      Excluir
  13. adorei encontrar....nasce muito aqui em casa mas eu tinha medo de usar por desconhecer a planta e agora que achei e estou sabendo que posso consumir,não vou mais arrancar e jogar fora....muito obrigada

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo belo trabalho Guilherme! Qual almeirão é o correspondente a a C.intybus? Muito interessada no cultivo desta variedade; acredita ser viável no Nordeste?

    ResponderExcluir
  15. Quem tiver interessado nas sementes de almeirão roxo deixo aqui o link de confiança
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-847243617-sementes-de-almeiro-roxofrete-gratis-_JM

    ResponderExcluir
  16. Eu conheço como Salada de Padre ou Alface Japonesa. Moro do RS, em Viamão.

    ResponderExcluir
  17. Ganhei um maço de folhas de minha amiga, ela me orientou a lavar, picar e deixar de molho em agua com suco de limão ou vinagre para perder o amargo.. Daí basta secar e refogar(ou consumir cru, na salada) Aqui na região de Lumiar, Nova Friburgo é muito plantada e consumida. Aproveito para te cumprimentar, Guilherme !

    ResponderExcluir
  18. Essa verdura tem gostinho da minha infância aonde achávamos no mato e fazíamos saladas e muitas das vezes foi nossa mistura kkkkk tempo muito bom

    ResponderExcluir
  19. oi! me disseram que tem uma variedade desse almeirão que é venenoso. Isso é verdade? - é que eu tenho no meu quintal desse com talo roxo, que eu adoro em salada, mas agora nasceu uns pés com talo branco.....Será que pode ser venenoso? obrigada

    ResponderExcluir
  20. Como diariamente e tenho vendido semente em qualquer quantia;uns querem para salada, outros para suco e também tem gente que compra para folhagem, pois é muito ornamental em vasos.sucessos
    ari.alvim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde gostaria de adquirir sementes de almeirão roxo como eu faco

    ResponderExcluir
  22. No meu trabalho tem um pequeno canteiro com alguns pés de almeirão roxo ... colhi as folhas e estou fazendo suco ficou delicioso... bato couve, almeirão, maçã , limão e banana e água ... um suco muito nutritivo e delicioso

    ResponderExcluir
  23. olá, eu estou fazendo um trabalho para a facul, e to com duvida se coloco o almeirão branco e esse na mesma espécie, pq eles são pelomenos morfo especies diferentess ai sei lá, to achando pouca coisa

    ResponderExcluir
  24. Olá Matos de Comer
    Seu site está bem legal, continue..
    Seu site merece monetizar com Adsense e ter uma grana para ajudar a administrar o seu site.
    Valdnir Dionizio

    ResponderExcluir
  25. Nossa nao sabia que vendiam as sementes,em casa da que nem mato,vou vender tbm!

    ResponderExcluir
  26. Eu morei em uma casa, em Engenheiro Coelho - SP, que esse almeirão roxo dava igual mato. Do quintal do vizinho passou pro quintal de onde eu morava, espalhou-se rapidamente e cresceu bem sem ser cultivada. Eu não aguava e nem cuidava de nenhuma forma, mas ela não morria, faça sol ou chuva estava sempre vistosa cheia de folhas, o vizinho chamava de radite italiano.

    ResponderExcluir
  27. Por favor! Como colher as sementes? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, não sei se já teve resposta, mas estou colhendo as minhas sementes agora, e é assim depois da floração, onde nasceu a flor, estarão as sementinhas, que de tão leves o vento leva! Boa sorte aí. 👏🏼👏🏼👏🏼

      Excluir
  28. Por que vocês desativaram a opção de ctrl F (localizar na página)? Coisa mais chata.

    ResponderExcluir
  29. Eu estou cultivando, verdura saborosa, de fácil manejo, não dá pulgões, et, e como suas folhas, vão subindo com o caule, vai ficando cada vez mais alta e cada vez mais longe de ser contaminada pela terra. Além disso é uma folhagem bonita. Dá gosto comer.

    ResponderExcluir
  30. Dezembro e janeiro são meses péssimos para as hortas em Minas, mas o inconfundível almeirão, resiste bem as intempéries.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...