Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Centella e erva-de-capitão: os parentes saborosos da salsinha.

Erva de capitão (Hydrocotile bonariensis) e
Pé-de-burro (Centella asiática)
Estou falando dessas plantas essa semana porque estava conversando com um pessoal da Horta das Corujas e comentaram que quase nunca tem salsinha, porque nunca dá tempo dela crescer - o pessoal faz "a rapa". E se houvessem PANC que pudessem substituir a salsinha? Essa seria uma sugestão viável, porque ontem eu e a Andrea Pesek encontramos um monte delas lá, nascendo sozinhas. E se as pessoas dessem uma variada, daria tempo pra salsinha se reestabelecer e todo mundo ficaria feliz, usando outras plantas com o mesmo sabor. Como assim?

Substitutos da salsa, colhidos lá na Horta das Corujas.
Quando você pensa em salsinha, pensa em tempero. De fato, a salsinha pertence a uma família muito perfumada, as apiáceas. Dessa família, temos não só plantas pungentes, como o coentro e o salsão,  plantas doces como o funcho e a erva-doce, e ainda plantas picantes como o endro, a alcarávia e o cominho. Na verdade, a lista é grande, e nos países temperados há uma infinidade de outras ervas dessa família que são tremendamente cheirosas. De legumes, temos a cenoura e a mandioquinha, ambas são da família da Salsa. Não comos acostumados a ver pés de cenoura nem de mandioquinha, mas se um dia você tiver a oportunidade, verá que as folhas são parecidas, tem sabor semelhante e são comestíveis. (Além da cenoura, os leitores portugueses do blog vão reconhecer a cherívia ou pastinaca, que é da mesma família também).

Dessa família, a da salsinha, obviamente, existem algumas PANC. Além do aipo-silvestre, que falarei noutra ocasião, temos duas folhas que são pouco conhecidas aqui, mas bastante usadas no oriente: o pé-de-burro e a erva-de-capitão. Já ouviu falar? Eu também não. Na verdade, ela é mais conhecida pelo seu nome popular cairuçú ou ainda, o nome científico - Centella asiatica. Usuários de creme para celulite sabem do que eu estou falando. Essa planta tem uma série de triterpenos usados no tratamento para celulite e flacidez, muitas vezes vendidas sob o nome de asiaticoside.

Folhas da Centella asiática, ou caiçurú, ou
 pé de burro. Note a forma de coração.
A Centella asiática ou pé de burro é bem comum aqui no sudeste, e em casa, pessoalmente, eu nunca tinha dado atenção. Ela adora nascer no meio do gramado, e prefere locais úmidos e sombreados. As folhas são em forma de pé-de-burro, levemente ásperas e opacas, e crescem através de um "ramo" subterrâneo, aparecendo só as folhas debaixo da terra. Se você puxar, vai perceber que elas são unidas por esse "rizoma" branco e fino subterrâneo. As flores não são nada chamativas, parecem pequenos tufinhos brancos que raramente você vai encontrar.

Pois bem, a centella é pequena, mas concentrada em nutrientes. Potássico, zinco, enxofre, boro, manganês e um coquetel de antioxidantes. Se você provar, vai reconhecer um gosto forte de salsinha com uma pirata de cominho. Ou ainda lembra a mitsuba, a salsa japonesa, aromática. A folha é mais firme, mas picada fininho fica linda e saborosa na finalização de um prato.



Um parente da Centella asiatica, que já mudou de nome um monte de vezes, é o Hydrocotyle bonariensis. Chamada também de erva-do-capitão, parece uma outra PANC, a capuchinha. A folha, nesse caso, é redonda e bem brilhante, o que dá origem ao seu nome, em inglês: pennyworth. Na realidade, Hydrocotyle e Centella são gêneros-irmãos, gerando muita dúvida nos botânicos, que acabam por dificultar a nossa vida. Em inglês, ambas são chamadas de pennywort, ou folha-moeda, por ser redonda e brilhante. Existe até suco em lata de pennywoth, acredita?

Hydrocotyle. Note as folhas redondas e brilhantes.
Foto de Vera Onishi, tirada na nossa caminhada PANC.

Suco de Centella, até em lata!
A prima da Centella, o Hydrocotyle ou erva-de-capitão tem as folhas redondas, fechadas. A folha é saborosa, lembra realmente salsinha e é riquíssima em cálcio, boro, manganés e potássio. Aliás, é uma das PANC mais ricas em cálcio, só perdendo pras urtigas.

De cada folha sai uma raiz, e ela se ramifica.

Hydrocotyle. Foto de Denise Caillan, tirada na nossa
Caminhada Panc.
O suco é feito em geral com a espécie em forma de coração, a Centella. Na dúvida, consuma aos poucos, e vá devagar, ok? Se for fazer o refresco, de preferência para a planta com folhas em forma de coração, a Centella verdadeira.

Para fazer mudas, providencie uma floreira ou vaso de boca larga e adicione uma boa camada de areia no fundo (20%). Depois, cubra com terra orgânica de boa qualidade e bem fértil, podendo acrescentar até mesmo composto da composteira. O que importa é que a terra seja solta, fértil, bem drenada e fique sempre úmida. De preferência, em local sombreado. Para manter a umidade, coloque pedras em cima do vaso, e as plantas vão crescer em volta da pedra, protegidas. Elas nascem no mesmo solo que a hortelã e a taioba vão bem. Na verdade, elas nascem em solos pobres, mas aí as folhas serão duras, fibrosas e amargas.

Centella asiática. Veja como pode ficar bonita. Amassada, tem
cheiro entre a salsa e o cominho.
Ela pode ficar bem grande. Centella asiática.

Ela nasce em volta de pedras, a Centella.
Procure mudas pela cidade, especialmente em jardins que não usem agrotóxicos ou herbicidas. Com ajuda de uma pá, apenas uma folha enraizada é suficiente. Se mora no litoral, os Hydrocotyle nascem facilmente na beira da praia, porque toleram bem a salinidade.

Para consumir, eu gosto de usar da mesma maneira que a salda: cortada bem fininho, na finalização de pratos. O sabor lembra salsa, mas é uma alternativa PANC para os temperos do dia-a-dia. 


Ah, existem espécies venenosas que podem ser parecidas. Por exemplo, essa solanaceae, que parece, mas não é. As folhas são bem maiores e as flores parecem a flor do tomate. Existe também a Asarum, um gênero incomum aqui no Brasil, que possui um cheiro forte de gengibre e tem substâncias carcinogênicas. Sua flor é bem diferente. A seguir, uma comparação entre as espécies.


Centella asiática.
Hydrocotyle bonariensis e sua flor, branca.
Asarum ssp, que tem cheiro de gengibre e é venenoso.
Identico à Centella, porém, o aroma e a flor são diferentes.
Lycianthes asarifolia venenosa, a folha parece a Centella, mas
 a flor é grande e branca. Na dúvida, evite.
Os frutos amarelos dessa espécie são comestíveis, contudo.

25 comentários:

  1. Amo o seu blog! É um dos meus preferidos! Obrigada por compartir!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post. Fui procurar no jardim e encontrei duas´espécies que parecem ser a Centela asiática e a Hydrocotyle. Pena que não possa ter certeza para utiliza-las com segurança... Vou ficar de olho nas flores!

    ResponderExcluir
  3. Gui...a planta conhecida como conchelos com o nome científico de Umbilicus rupestris, e que também é comestivel e medicinal...sabe dizer se entra nesse quadro de substituição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desconhecemos essa planta. Sabe se há outra nomenclarura?

      Excluir
  4. Adorei a dica do cheiro da planta. É uma boa forma de ajudar na identificação! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda bastante né? Quando os olhos nos enganam, o nariz salva. Abraços

      Excluir
  5. Muito esclarecedor, eu tenho um grande jardim no litoral de SP e sempre passo a maquininha para limpar e sempre sentia cheiro de salsinha na hora que cortava esse ramo hydrocotyle, bom saber que posso usá-lo como salsa!

    ResponderExcluir
  6. Estou adorando esse blog! Cheguei a me entristecer, pois já arranquei tanto desta planta, da minha horta, achando que era apenas mato! Mas, ainda assim vou olhar bem para ter certeza.

    ResponderExcluir
  7. Eu não tinha noção de que essa planta era Centella asiática, eu vivia tirando mudas dela quando se espalhavam pelo jardim... Agora, vou fazer chá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa também já arrancamos muito! Agora é aproveitá-la.

      Excluir
  8. Guilherme, uma pequena correção, no blog da mulher que tomou o suco da erva de capitão e deu ao marido (o link no texto), na verdade diz que, como eles não sabiam do que se tratava, o marido estava com o telefone do centro de controle de envenenamento em mãos, mas ninguém passou mal. :)

    ResponderExcluir
  9. na incerteza o melhor é deixar secar a erva e tomar o chá. pois a erva fresca costuma ser venenosa. eu só costumo tomar chás com erva fresca se é uma erva que eu realmente conheça,exemplo a hortelã, alecrim,sálvia e etc.

    ResponderExcluir
  10. Gui sabe me dizer se alguma dessas e Arariçoba?

    ResponderExcluir
  11. A erva do Capitão - Hydrocotyle - é a nossa Acariçoba, cf Plantas Curam 1956

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você usa ela como? tem muito no meu quintal? Tem cheiro de salsa, mas um pouco mais doce e forte.

      Excluir
  12. Moro no estremo sul da Bahia e tem uma muito parecida que nacesse muito principalmente na praia , sera que essa erva!?

    ResponderExcluir
  13. Olá! Estou tentando encontrar semente ou planta de Hydrocotyle bonariensis, mas sem sucesso. Na internet há como encontrar?

    ResponderExcluir
  14. Aqui nascem varias espécies no jardim!lindo conhecê-las melhor.

    ResponderExcluir
  15. A folha da acariçoba é tóxica.

    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000300015

    ResponderExcluir
  16. https://www.ppmac.org/content/acaricoba

    ResponderExcluir
  17. Essa Hydrocotyle parece a Acariçoba que é venenosa...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...