Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2015

Physalis, Fisalis. Plante, mas não na horta.

Minha jornada com a físális começou muitos anos atrás. Fui numa festa que serviu as frutinhas como decoração. Intrigado com a forma e o sabor, guardei algumas sementes e espalhei entre os amigos. Uma vizinha ficou com algumas sementes e a muda dela produziu por mais de um ano, ficando enorme, enorme.

Nada mais numa menos do que uma frutinha do tamanho de uma moeda - até menos que uma cereja. Nasce envolta num balãozinho de palha, que fica seco quando a fruta está madura. Aliás, a proteção é dupla: a casca da fruta também é coberta por uma camada de cera escorregadia, o que impede-a de desidratar, murchar e ser atacada por insetos. Quem comeu caju maduro ou carambola na vida sabe essa sensação "gordurosa" da casca.

O sabor? No começo eu achei sonso, depois me apaixonei, porque de sonsa, ela não tem nada. É ácida e doce, lembra laranja com algo a mais, um sabor cítrico. Se estiver verdolenga, porém, amarra a boca, é amarga e tem gosto de remédio.

Você espalha e as coisas voltam pra você. Da vizinha que dei sementes, ganhei frutos, e plantei. Nasceram as netas daquela que comi na festa. Mas disso eu conto jajá. Uma coisa importante - fisális é uma fruta valiosa. E é fruta de festa porque custa caro - uma caixinha com algumas unidades custa mais de R$10,00. Em inglês, chamada de golden berry, é vendida desidratada por exatamente R$138,00 o kilo, preço que pude verificar essa semana na Zona Cerealista, aqui em São Paulo. Caro demais pra uma planta... fácil demais.

A família das solanáceas, a qual a Fisális pertence, é a mesma da berinjela, da jiló, da pimenta e do tomate, e tem várias PANC presentes na família, espalhadas pela América: a marianiera, o maná, o lulo, o melão-andino, o tomatillo e o tamarillo, para citar apenas alguns.

Cada passada pelo pé é uma surpresa.
Os frutos estão lá, basta procurar.

Pra nossa sorte, a fisális, diferente de seus parentes, não é amarga nem ardida. Ufa! É sim ácida, e pode ser bem adocicada. Você pode conhecê-la sob outros nomes: juá-de-capote e camapu. Esses nomes são os mais populares para a frutinha. Mas como seu nome científico é Physalis, eu gosto do nome fisális - e é assim que você a encontra nos mercados.

Pois bem, voltando pra história do meu pé de fisális. Fiz um canteiro novo com restos de bloco de construção, plantei várias verduras, e sem saber o que fazer com a minha mudinha de fisális , resolvi plantá-la no meio da horta. E ela foi crescendo, crescendo.... Ao contrário dos tomates, ficou indiferente à chuva, as folhas não caíram, não murcharam. Não foi atacada por pulgão, nem por cochonilhas, como as mostardas, que padeceram. Não tombou com a chuva, e aguentou bem a seca. Os ramos foram ficando longos e ela produzia cada vez mais flores. E foi ocupando o espaço da cebolinha, da rúcula, dos espinafres, dos tomates, do manjericão...

Quando percebi, na horta só restava o pé de fisális. E não foi pouco - ele cobriu mais de 4m² de área! Não sei dizer o quanto produziu, mas não faltaram frutinhas aqui em casa nenhuma vez no último ano. A colheita nunca é grande, apenas um punhado por semana, mas é contínua. A planta dá flores sucessivamente. O solo era bom, estava cheio de esterco, composto, e com uma cama de palhada bem alta, o que mostra que a fisális adora fertilidade. E retribui com gentileza e abundância.


Três meses atrás, quando a Fisális resolveu
mostrar a que veio.

Aqui tinha uma horta. Agora é um minifundio de Physalis.

A visão que você tem ao erguer um galho:
frutonas, frutinhas.
Mas toda festa tem seu fim, e o da fisális foi gradual. Primeiro, notei uma movimentação em volta dela - foi atacada por percevejos e marias-fedidas. Como deve ser venenosa, nenhum inseto toca as folhas, mas ficam de olho na fruta madura. Assim que a casquinha seca, nhac! Fazem um fura na "embalagem" e detonam a fruta. No começo, deu pra controlar a população de invasores. Catava manualmente e jogava no álcool, fazia um extrato e jogava de volta na planta. Homeopatia ou não, resolveu no começo, mas a população de percevejos evolui rápido demais (suspeito que das frutas maduras contaminadas que caiam no chão e eu não recolhi). Os galhos, com mais de 1 metro, estavam pendentes e alguns quebraram com a chuva. A produção de frutas estava irregular. Me doeu o coração, mas a generosa fisális teve seu fim. Cortei os galhos, piquei bem e reintroduzi na própria horta.

Sementes, eu guardei, mas na horta, não planto nunca mais. Ela merece canteiro próprio!

Ah, sim. Existem diversos tipos de fisális. A que eu tenho acredito ser a Physalis peruviana, mas há ainda outras espécies, como a Physalis angulata e a Physalis pruinosa, sendo essa última com um sabor bem pronunciado de abacaxi e os frutos mais alaranjados. Há ainda o tomatillo, espécie correlata, a Physalis ixocarpa e Physalis phladelphica, de consumo respectivamente cru e cozido, comuns na culinária Mexicana - eu ganhei muda, mas não produziu ainda. A fisális ornamental, ou lanterna-chinesa, de "embrulho" vermelho (Physalis alkekengi)é uma planta tremendamente invasiva e abolida em diversos países - e não é consenso de que seus frutos sejam comestíveis. Na dúvida, evite. E só plante em vaso, ou ela vai detonar seu jardim.

Tomatillo. Verde, assim mesmo. Foto daqui.

Tomatillo. Esse é roxo. Foto daqui.

Para plantar, separe as sementes da fruta, deixe secar na sombra uns dias e plante sem enterrar muito, em solo organico, fértile bem drenado. Ela produz bem em vasos também, mas plantada na terra fica enorme!

Lembrete! Consome-se apenas a fruta SEM o "embrulho". A palha e as folhas são venenosas e não devem ser consumidas!


122 comentários:

  1. Adorei a ideia...ainda mais quando vi que era notícia sua Gui!! sucesso sempre..

    ResponderExcluir
  2. Uma dica: ela pega por estaca, ou seja, corte um ramo e espete-o no chão que produzirá nova planta em breve. Sobre o Physalis Alkengi, pelo que sei é comestível sim. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por matar minha curiosidade sobre este fruto tão belo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por matar minha curiosidade sobre este fruto tão belo.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por matar minha curiosidade sobre este fruto tão belo.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por matar minha curiosidade sobre este fruto tão belo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, apareceu essa plantinha em meu quintal, lindaaa estou cuidando está toda florida e muito carregada de frutos, vejo que tem muitas variedades,eu moro na região de restinga.

    ResponderExcluir
  8. Olá, apareceu essa plantinha em meu quintal, lindaaa estou cuidando está toda florida e muito carregada de frutos, vejo que tem muitas variedades,eu moro na região de restinga.

    ResponderExcluir
  9. As folhas não são venenosas, eu uso para fazer extrato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão. Eu pus uma folha grande dela no meu suco verde matinal e não tive nenhum problema.

      Excluir
    2. Se é uma solanácea é claro que a sua parte vegetativa verde é tóxica assim como a da batata, tomate, pimento, berinjela, jiló entre outras que contêm solanina. O efeito tóxico pode não ser percebido de imediato, dependendo do nível de concentração do alcalóide, mas que sempre será tóxico. No Brasil é muito comum comer-se pimentão verde cru ou mesmo no forno e se reclamar que o mesmo é indegesto, ou seja, esse é um dos sintomas da ingestão de solanina que só é anulada com temperaturas acima dos 170° centígrados já esse alcalóide não é hidrosulúvel.

      Excluir
    3. CORREÇÃO:'JÁ QUE ESSE ALCALOIDE NÃO É HIDROSSOLÚVEL" (PIMENTOS VERDES DEVEM SER CONSUMIDOS FRITOS OU ASSADOS NO FOGO DIRETO, POIS SÓ ASSIM A SOLANINA É ELIMINADA.

      Excluir
    4. Vocês estão enganados, as folhas dessa planta pode se fazer o chá delas ,ajuda a desinchar as pernas e a tirar dor no corpo eu tomo esse chá e me faz muito bem ,só muito amargo

      Excluir
  10. Tive a mesma experiência aqui na Fazenda Atalanta Gui, algumas physalis nasceram espontaneamente na horta, acho que vieram do composto, virou uma floresta, engoliu todo canteiro rss, acabamos deixando até ele perder sua força ai limpamos o canteiro tristes por perder as physalis, mas que nada logo havia physalis nascendo por toda a horta rs, tanta que tiramos, transplantamos, distribuímos e ainda tem algumas crescendo rss, sim ela é um ouro delicioso e merece seu próprio espaço. Grata por compartilhar sua experiencia. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um pé de physalis desde 2009 (estamos em 2022), podo quase rente ao chão - a poda depende do tempo, há períodos no ano que as pernadas começam a secar, nessa altura eu corto todas as pernadas e rego, a planta está protegida entre uma parede e um limoeiro, só o ano passado é que nasceram 2 pés, plantei um e dei outro a um casal amigo, ao longo do ano vai dando frutos deliciosos.

      Excluir
  11. aki na minha casa tinha alguns pés q duraram por anos a fio e pretendo ter mais pés, tem como fazer muda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aqui meu vizinho faz as mudas da semente. Uma frutinha dá muitas mudinhas. É só colocar em um vaso, e pronto. Muito deliciosa mesmo. Abração.

      Excluir
    2. Dá pra fazer por estaca também. As sementes que plantei vingaram todas, é uma planta vigorosa realmente!

      Excluir
  12. Fiz um teste com as frutinhas de physalis, deixei na geladeira em um saquinho plástico, ela durou mais de 6 meses. Depois plantei sementes dessa mesma, as sementes todas brotaram, transportei para outros vasos, cresceram e se encheram de flores, mas joaininhas, maria fedidas comeram as folhas e todas as flores. Uma noite tirei cada joaninha e guardei numa caixinha. Mas foi só por duas noites que não apareceram mais. Estou esperando ovas flores.

    ResponderExcluir
  13. Ganheiuma mudinha bem franzina em 2012.Transformou-se num arbusto e produziu bastante.No ano seguinte, pensei que havia perdido a planta depois que secou.Várias mudas apareceram e tive frutos novamente.Depois de 2 anos sem ver brotação,comecei nova colheita, agora em novembro, de uma muda que nasceu sozinha, de alguma semente latente na terra, em um novo canteiro.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Aqui no sertão interior da Bahia,, nasce como mato. Ninguém come mais! Quando chove! Ano passado nasceu muitos pés no quintal de minha vó!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho e ganhar umas sentes ,para plantar

      Excluir
    2. Eu comprei algumas no mercado. Peguei um coloquei em um potinho com aguae separei todas as sementes. Deixei secar de um dia pra o outro e semeei em um vaso. Nasceram várias mudinhas.

      Excluir
    3. Conheço como ganapu comi muito

      Excluir
  16. Conheci o fisalys a 1 ano atrás e procurei na internet como fruta que dá dentro das folhas rsrsr e logo apareceu o fisalys nossa fui correndo na pecuaria e tinha que encomendar pq quase ninguem queria; so que nunca me ligaram e o tempo foi passando ate que em setembro resolvi ir atras de novo e encontrei..chegando em cas aja plantei e agora ja esta dando frutinhas, uma arvore de uns 50cm todos os dias eu olho ela e cada dia floresce mais. Se puderem me ajudar de como cultivar melhor me ajudem.♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta joia em forma de fruta, ou está fruta em forma de joia, como vc preferir, Vai te agradecer se vc plantar fora do alcance de ventos e conduzir o pé seja por estacas seja dependuradas no arame. Ela cresce até dois metros de altura e dura três anos. Aproveite. Sucesso.

      Excluir
  17. Tenho varios pes so qe nao consigo colher frutos pq tdos estao estragados e nao consigo encontrar bixinhos. Nao sei o qe fazer. Se puderem me ajudar meu email e carlasilva939@hotmail.com. obrigada

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho esta frutinha maravilhosa minha filha de 10anos tem paixão por esta frutinha ela chama por um nome todo especial bombomzinho da Gabi,ela pergunta se pode ter fruta o ano todo será?

    ResponderExcluir
  19. Onde consigo a semente?/ Quero muito plantar aqui!!

    ResponderExcluir
  20. Oi gui, plantei esta plantinha na minha horta e estava na embalagem de pimenta malagueta!
    É comestível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faço chá com as folhas. São glorioso remédio para regeneração de neoronios, no tratamento do Alzeimer. Pesquisem!!!

      Excluir
    2. Quero saber se tem espinhos nas folhas. Acho que tenho essa planta no quintal. Obrigada.

      Excluir
    3. CUIDADO GERALDA, AS QUE TEM ESPINHOS NÃO SÃO COMESTÍVEIS.

      Excluir
    4. Bom demais, quando era eu criança pequena em MG《Carlos Chagas 》comia todas;era comum nascerem em volta do cural.

      Excluir
  21. Olá, você devia reativar os comandos mais comuns das páginas de internet, como o zoom, tentei ver de perto sua planta, mas não deu, tive que copiar em outro programa p conseguir dar o zoom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, basta clicar na foto para poder ampliá-la, e depois clicar e ctrl +. Abraços

      Excluir
  22. Não é comprovado se realmente ajuda, mas as mulheres que passam por tratamento de fertilização comem por acreditar que ajuda na implantação do embrião.

    ResponderExcluir
  23. Não é comprovado se realmente ajuda, mas as mulheres que passam por tratamento de fertilização comem por acreditar que ajuda na implantação do embrião.

    ResponderExcluir
  24. Oi Guilherme, encontrei tua página procurando sobre a Phisalys, adorei a história e aqui aconteceu parecido só não foi na horta, ainda bem, mas estamos com uma dúvida pq faz um mês, mais ou menos, ela parou de produzir frutos, fez uns caroços no caule, mais pro final deles, as folhas estão amarelando, achamos que está morrendo. tu sabes algo sobre isso? Sobre sua vida útil, quero dizer, será que ela produz numa planta uma única vez e esta morre tendo q fazer mudas novas?
    Grata
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Pelo que conheço da planta ela "produz" de oito meses à dois anos, depois definha, por isso é interessante sempre fazer novas mudas...

      Excluir
  25. Eu já conhecia mas não o nome,à pouco tempo encontrei no super mercado,adorei gosto muito de frutas cítricas

    ResponderExcluir
  26. Quero SABER SE PODE COMER A FOLHA DA PHYSALES .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma solanácea e portanto, as suas partes verdes assim como os frutos por maturar não devem ser consumidos, pois contêm em percentuais variados o alcaloide solanina. (Ver meu comentário acima)

      Excluir
  27. https://m.facebook.com/PhysalisCM-242254676241330/?ref=page_internal&mt_nav=1

    ResponderExcluir
  28. Moro em Paraty RJ e encontrei aqui no mato muitos pés de um tipo de physalis verde na beira da estrada que caminho, ainda não estão maduras mas com certeza são nativas.... posso lhe mandar fotos... será q posso cultivar e comer? obrigada, Esther

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidei de um pés que nasceram espontaneamente no meu quintal, a da cor verde. Até comi uns frutos, mas pelo que vi em várias postagens até o momento elas não são comestíveis. Ela, mesmo madura, continuará da cor verde. Quem tiver condições de esclarecer melhor, agradeço.

      Excluir
    2. Cuidei de um pés que nasceram espontaneamente no meu quintal, a da cor verde. Até comi uns frutos, mas pelo que vi em várias postagens até o momento elas não são comestíveis. Ela, mesmo madura, continuará da cor verde. Quem tiver condições de esclarecer melhor, agradeço.

      Excluir
  29. Adorei saber mais sobre outros tipos de fisális e sobre o tomatillo. Tenho physalis plantado aqui, comprei umas cestinhas que vendem aqui em Curitiba, e aqui nasce muito, mesmo sem secar as sementes. A produção até aqui não foi muito grande, porque no ano passado meu cachorro comeu folhas e galhos da primeira planta que nasceu no jardim. Esse é o segundo ano, e tenho mais mudas e várias frutas quase maduras. As primeiras da estação foram amadurecendo aos poucos e já comi algumas. Aqui, as formigas atacam as folhas novas das mudas mais fracas, mas as mudas vigorosas quase não são atacadas. Espero uma grande produção!

    ResponderExcluir
  30. Sua postagem, Guilherme, tem um tom muito legal. Deliciosa igual a esta frutinha maravilhosa!

    ResponderExcluir
  31. Quando era criança tinha muitos pés embaixo dos parreirais e não se dava valor algum. Agora tenho dois pés na horta, já grandes, que produzem faz mais de ano. Li a respeito e dizem ser frutinha saudável e quase milagrosa...

    ResponderExcluir
  32. Por favor, me diga se a folha da physalis tem espinhos.

    ResponderExcluir
  33. Eu tinha um buchinho num vaso e aos poucos ele foi morrendo de velhice. De repente apareceu a frutinha que não sabíamos de onde veio e o que significava. Pesquisei na Internet e a encontrei como physalis e então começou nossa paixão quando apareceu os baloes. Como moro em apto, certo dia ficamos 5 dias fora e sem ninguém para regar, ela secou mas eu já tinha colhido bastante e guardei para semear. Agora estou com vários vasos na varanda e já esyão com mais de 25 centímetros. Moro no Recreio-rj, e posso fornecer algumas mudas para quem desejar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Também sou do Rj , e estou tentando achar mas está muito difícil. O sr ainda teria muda para fornecer? Obrigada!

      Excluir
  34. Estou com dúvidas se a planta que tenho em casa é physalis, ela é praticamente igual olhando de fora, mas as folhas que a envolvem são soltas e não é como um saquinho, no seu interior tem bastante sementes manrrons e sua polpa é Verde e coberta por essas sementes.

    ResponderExcluir
  35. Estou com dúvidas se a planta que tenho em casa é physalis, ela é praticamente igual olhando de fora, mas as folhas que a envolvem são soltas e não é como um saquinho, no seu interior tem bastante sementes manrrons e sua polpa é Verde e coberta por essas sementes.

    ResponderExcluir
  36. Olá tudo bem? Você pode me mandar uma semente por correio? Se quiser me add no whatsapp. (19) 981192495. Gostaria muito de poder plantar essa frutinha.

    ResponderExcluir
  37. Olá amigo você vende estás sementes pois já comprei na internet e não nasceram,eram plantas nativas da região onde moro mas não sabíamos se era venenosas plantas muito resistente a pragas,não encontro em nem um lugar 66996716077 whatsapp se vc vende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanderson, conseguiu sua semente? Depois q vi e comi nas bodas do sobrinho, fui atrás pra saber mais e, acabei por ganhar as frutinhas, minha mãe já plantou no vaso, ainda não brotou, minha cunhada levou pro sítio, mas ainda não brotou. Mas se vc quiser ainda tenho uma frutinha, e ela vem com várias sementes.
      Neuza

      Excluir
  38. plantei ela na terra ta enorme e tal saudavel porem ate agora nada de flores nada de frutos !! oq acontece e quando vai dar frutas

    ResponderExcluir
  39. Olá cortei a frutinha ao meio e coloqueira na terra será que brota dessa maneira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, brota sim. Fiz o mesmo, cheguei de uma festa e joguei sementes na terra imediatamente!
      Já brotaram tenho pesinhos com 10cm
      Boa sorte!

      Excluir
  40. Planta incrível! Fruta deliciosa para sentar ao lado e ir comendo...e ir guardando as "embalagens" para artesanias....Coza marr lindaaa a natuREZA!!!!! Gratidão, Guilherme!

    ResponderExcluir
  41. Poxa! Q interessantes. Plantei hoje uma q ganhei e não comi. Espero q ela brote. Amo essa frutinha mas aqui no Rio e muito cara. Minha patroa q compra sempre e eu conheço lá.Pedi uma para plantar só espero q de certo. Obrigada pela explicação.

    ResponderExcluir
  42. Excelente matéria. Seus artigos são muito bons de ler.Tem um site americano (American Botanical Council) que publicou estudos sérios a respeito das propriedades medicinais muito interessante dessa planta. Tenho vendido muita semente da Physalis e em blogs desse nível, vou fazendo meu comercialzinho.Continue escrevendo, pois isso é gratificante .
    Meu próximo projeto é um bonsai de Physalis.
    Muita saúde e sucessos.
    ari.alvim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Tenho próximo a minha casa muitos pés dessa fruta,porém de cor vermelho intenso.
    Alguém sabe se e comestível?
    Já até coloquei a lingua e o sabor é exatamente igual ao amarelo que sei que é comestível.
    Como não conheço, gostaria de saber se dá pra comer essa.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  44. Gostaria de saber em que momento devo retirar os frutos da planta.
    Devo deixá-los até ficarem maduros? Ou posso recolher ainda verdes pra amadurecem fora do pé ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, quando estiver amarela pode fazer a colheita, ela solta sozinha quando tocada , quando ainda nao esta madura nao sai facil. Depois de colhida dura mais na geladeira e tende ficar mais doce.

      Excluir
  45. ESTAVA PESQUISANDO SOBRE PHYSALIS, E ACABO DE CONHECER SUA PAGINA, TENHO ALGUNS PÉS QUE NASCERAM ESPONTÂNEO EM MEU QUINTAL, ESTÁ MUITO CARREGADO, MAS SUAS FLORES SÃO AZUL CLARINHO E BRANCO, IDENTIFIQUEI COMO JUÁ DE CAPOTE. COMO SABER SE SEUS FRUTINHOS SÃO COMESTÍVEIS. SE ALGÉM PUDER ME AJUDAR, MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  46. ESTAVA PESQUISANDO SOBRE PHYSALIS, E ACABO DE CONHECER SUA PAGINA, TENHO ALGUNS PÉS QUE NASCERAM ESPONTÂNEO EM MEU QUINTAL, ESTÁ MUITO CARREGADO, MAS SUAS FLORES SÃO AZUL CLARINHO E BRANCO, IDENTIFIQUEI COMO JUÁ DE CAPOTE. COMO SABER SE SEUS FRUTINHOS SÃO COMESTÍVEIS. SE ALGÉM PUDER ME AJUDAR, MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  47. ESTAVA PESQUISANDO SOBRE PHYSALIS, E ACABO DE CONHECER SUA PAGINA, TENHO ALGUNS PÉS QUE NASCERAM ESPONTÂNEO EM MEU QUINTAL, ESTÁ MUITO CARREGADO, MAS SUAS FLORES SÃO AZUL CLARINHO E BRANCO, IDENTIFIQUEI COMO JUÁ DE CAPOTE. COMO SABER SE SEUS FRUTINHOS SÃO COMESTÍVEIS. SE ALGÉM PUDER ME AJUDAR, MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde comnseguiu descobri eu tambem tenho gostaria de saber não acho informações a respeito se souber poderia me informar grat !

      Excluir
  48. Camapu era como conhecíamos essa frutinha na minha infância, no Pará. Crescia facilmente e era consumida só por crianças porque espocávamos entre os dentes e produzia som. Ninguém dava valor.

    ResponderExcluir
  49. Esta frutinha eu posso cultivar no litoral do Parana (região de praia)?

    ResponderExcluir
  50. OLÁ , TENHO UMA DÚVIDA , AQUI NO MEU JARDIM ESTÁ NASCENDO UMA PLANTA MUITO PARECIDA COM A PHISALYS , MAS A FLOR É AZUL CLARO .. É A MESMA COMESTÍVEL ? OU É A TÓXICA ?

    ResponderExcluir
  51. A PHISALYS, nada mais é do que o nossobm e velho JOÁ. Que co m o nome científico (Phisalyz), ganhou o mercado com preço de fruta exótica. O Joá, tb chamado de outros nomes populares tem o Joá bravo, não comestível.
    O nosso Joá cantado por Alceu Valença em Morena Tropicana... "Melão maduro, Sapoti, Juá".... será que com esse nome seria tão cara e cosiderada exótica???

    ResponderExcluir
  52. É uma planta deliciosa. Estou começando a cultivar e estou adorando. Aquando morava na roça no interior de Goiás isso era mato e a gente fazia a festa quando encontrava uns maduros.

    ResponderExcluir
  53. Eu tenho um pé de physalis em meu quintal , mas acho que não é comestível , só produz sementes será possível isso , é uma physalis falsa ?

    ResponderExcluir
  54. É possível fazer geleia de physalis ?

    ResponderExcluir
  55. Na infância brincava no meio delas, mas minha mãe não deixava comer ela dizia que era venenosa. 40 anos depois encontrei phisalis em um supermercado. Comi gostei, plantei e fiz uma boa colheita, aprendi a fazerem molho para comer com carnes e peixes. Mas agora as folhas estae sendo atacadas por minúsculos caramujos que deixam as folhas cheias de furinho, os frutos ainda não foram atacados, encontrei em um pé dois percevejos. Não sei qual o mal que eles podem causar as plantas e principalmente as frutas.
    Espalhei mudas dentro de blocos de construção, vasos. Incrível ela é produtiva em qualquer lugar. Estou preocupada com os caramujinhhos se alguém tiver alguma solução gostaria de saber para acabar com eles.

    ResponderExcluir
  56. Você pensou em consultar um especialista antes de plantar? Um agrônomo, um biólogo, alguém que pudesse te dar uma luz antes... é só uma ideia.

    ResponderExcluir
  57. Gostarei de saber o endereco para comprar muda e folhas para cha pois meu irmao esta muito necessitado moro em Surubim PE por favor responda

    ResponderExcluir
  58. Gostaria de adquirir sementes ..onde posso comprar em Curitiba.alguém sabe

    ResponderExcluir
  59. Isso e como mato, facil de plantar so secar as sementes e pumba! Rapidinho elas produzem, o q fico inconformada e com o preço dela , absurdo e da como capim kkkk amei essa fruta ,parece uma cereja, e as minhas já estão produzindo em questão de 2 meses desde as frutas q comi e plantei as sementes.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite eu tenho uma dúvida qual a cor da flor da pisalys? Tenho um pé que a flor ê amarela e o outro a flor ê roxa.

    ResponderExcluir
  61. Faltou ser dito que a Phisalys (ou Camapu) tem a propriedade excepcional de ajudar na recuperação de alguns neurônios e, por isso, auxilia no combate ao mal de ALZHEIMER.

    ResponderExcluir
  62. Neide indo ao trabalho aqui na região do recôncavo baiano em Feira de Santana encontro na beira do caminho um mato de flores azuladas e frutos idênticos ao da Physalis, só que não sei se cheguei tarde e os frutos estavam esturricado de secos como uma bucha vegetal, carregado de minúsculas sementes soltas da cor de linhaça douradas ou se trata de outra espécie de planta, era a única que vi em toda minha vida. Semeei no jardim para pesquisar melhor o mato, achei da hora o efeito visual na paisagem.

    ResponderExcluir
  63. Apareceu umas mudas no meu sítio, mas estou com receio de consumir,pois li que existe a falsa. Como consigo distinguir uma da outra?

    ResponderExcluir
  64. Na minha cidade é conhecida cm sapoti. É muito gostosa,azedinha.

    ResponderExcluir
  65. Não sei como nasceu uma dessas no meu jardim. Fui deixando crescer pra saber o que era e descobri a physalis, agarradinha numa roseira. Agora está enorme, cheia de frutas e eu com pena de arrancar. Estou esperando as frutas ficarem maduras, aí depois resolvo o que fazer. Meu jardim virou um matagal. Kkk

    ResponderExcluir
  66. Como conseguir a semente? Moro em jacobina bahia.quem puder me enviar agradeço. Rua Vicente Grassi 17' bairro Félix Tomáz cep 44700_000 Eronilde de Oliveira

    ResponderExcluir
  67. Boa noite, adorei a sua história, fiquei muito curiosa sobre essa fruta e pesquisei sobre ela, por isso vim parar aqui. Vc ainda tem sementes e se sim poderia me doar? Ou vc indicaria um local que venda sementes confiáveis?

    ResponderExcluir
  68. Boa noite, adorei a sua história, fiquei muito curiosa sobre essa fruta e pesquisei sobre ela, por isso vim parar aqui. Vc ainda tem sementes e se sim poderia me doar? Ou vc indicaria um local que venda sementes confiáveis?

    ResponderExcluir
  69. Tenho uma planta de physalis há 2 anos e ela está em um vaso de mais ou menos 15cm de altura e desde então começa a nascer as frutinhas e não aguenta. Não sei se precisa de uma vaso maior, mais alto ou mais largo. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  70. Amei a informação! Mas gostaria de receber algumas sementes para que eu possa cultiva_la aqui em casa Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  71. Minha tartaruga come as folhas... Será que não faz mal?

    ResponderExcluir
  72. Eu conheço a physalis, que chamamos de camapu, desde criança; crescia realmente como mato no quintal da minha tia/avó, em Picos-Pi. Sempre adorei!!! uma preciosidade!!! Sabe, aquele "sagor de infância"? é ela pra mim.

    ResponderExcluir
  73. Tenho que deixá-la rasteira ou posso erguer com estacas?

    ResponderExcluir
  74. Tenho que deixá-la rasteira ou posso erguer com estacas?

    ResponderExcluir
  75. Tenho um m.pe no vaso. Eu tirei do chão. Está cheio de frutos, mas observo que não ficam amarelos mesmo com a casca seca. Será que é um tipo diferente?

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde!
    Estou procurando por sementes de physalis para comprar mais não estou encontrando. Eu moro em uma cidade próxima a região serrana. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  77. Parece que você pegou a minha história com experiência idêntica a minha kkkkkkkkkk arranquei meu pé hoje e coloquei no fundo do terreno onde ele se não morrer , pode se espalhar a vontade .

    ResponderExcluir
  78. Trouxe para casa uma Sapatinho de Judia e junto a ela a nossa Fisalis. Já temos 3 pés mas as frutas estão caindo ainda pequenas com 1,2cm. Gostaria de saber se é a espécie ou se o solo não está dando conta de sustentação? Zé Antônio.

    ResponderExcluir
  79. Eu tive aqui em casa, mas dois anos depois morreu. Colhi muitas frutinhas

    ResponderExcluir
  80. Olá, plantei a Phisalys com sementes da fruta que havia comprado. Está enorme e cheia de frutos, mas todos são minúsculos e amargos. Encontrei um tipo de vaquinha, ou percevejo grudado na palha q fica a frutunha dentro será que é por isso que não são boas? Sabe de algum produto que posso usar e quando usar para não atacarem os frutos?

    ResponderExcluir
  81. Bom dia tenho em meu canteiro, está bonito forte e com folhas , porém não deu nenhum fruto há mais de um ano, ou seja nunca deu , o que pode ser?pode me dizer o porque ou o que fazer,obrigado.

    ResponderExcluir
  82. Quando pequena em Belém, era mato que catávamos e comíamos no caminho para a escola. Chamamos camapu ou canapu. Nunca gostei muito do sabor, mas adorava colher e rasgar o saquinho. Chegava na escola com as frutinhas descascadas e meus colegas festejavam ao meu redor para comê-las.

    ResponderExcluir
  83. Aqui tem muito na beira do caminho mesmo maduras continuam verdes porém bem doces. Conheço com o nome de JUÁ DE SAPO.
    São deliciosas.

    ResponderExcluir
  84. Agora plantei as amarelas em meu quintal.

    ResponderExcluir
  85. Olá, sou de sao Luís maranhao. Alguém daqui tem sementes de physalis pra doar?

    ResponderExcluir
  86. Essa frutinha lembra minha infância, na minha cidade no interior da Bahia, ela nascia em terrenos baldios, lá era conhecida como Pipôco, um sabor maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  87. Aqui no na minha cidade chamamos de canupum!

    ResponderExcluir
  88. Bom dia,vi na rua da minha casa q no mato nasceu um pé bem parecido com physalis,só q a palha já está seca e o fruto verde e as folhas não tem aquelas pontinhas e bem arredondada,será q é physalis?

    ResponderExcluir
  89. Aqui no Maranhão essa plantinha com esse fruto chama Canapu... comi muito quando criança.

    ResponderExcluir
  90. Conheço desde pequena fui criada na roça onde tem muito essa fruta lá é como erva daninha de tanto que tem... quando madura a gente colhia bacias cheias e comia é muito bom... hoje moro na cidade em uma chácara e graças à elas continuam nascendo sempre e eu matenho e cuido delas... E hoje sabemos que é essa maravilha pra saude

    ResponderExcluir
  91. Comprei um pé de physalis, pois comi umas duas vezes e fiquei apaixonada. Depois de ter colocado ela em um vaso grande, ela simplesmente não cresce. Está com os três primeiros galhos grandes com que comprei e da várias frutinhas, mas todas caem do pé antes de amadurecer. Já reduzi a água, aumentei a água, coloquei na sombra, coloquei na sombra, não sei mais o que fazer com ela, considerando que todos os lugares relatam que ela é fácil de cuidar. O que posso estar fazendo de errado?

    ResponderExcluir
  92. Sera que só eu acho horrível, linda para decorar meus doces mas não consigo comer.tenho um sítio e lá e nativo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...