Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Rúcula selvagem. A mais gostosa.

Não sei se a história é verdadeira, porque me foi contada quase como história de família, que a avó contava. Sabe-se que os italianos são apaixonados por saladas, tendo inúmeras combinações de ingredientes. Pois bem, diz a lenda que existe uma erva em especial, chamada de rúcula, que os italianos adoram. Aliás, não é rúcula, é arugula, em italiano. Essa rúcula nada parece com nossa rúcula cultivada. Um conhecido, que morou perto de vinhedos italianos, disse que é uma das verduras favoritas do verão, porque nasce junto com os parreirais, em solo exposto, e ao invés de ser colhida, é comida. Sábios italianos! Suas flores, ao contrário da rúcula convencional, são amarelas, e as folhas são pequenas e serrilhadas.

A primeira vez que eu vi essa planta não foi no mercado, mas sim no logo de um restaurante, perto de onde eu trabalhei. Na época, o dinheiro era curto e eu não tive a chance de provar a comida de lá - o que eu gostava mesmo, era o logo. Quase copiei a ideia aqui pra Matos de Comer - minha intenção inicial eram essas folhas junto com a do dente-de-leão no logo. Busted! Mas que era a folha da rúcula selvagem, ah, era.



Aqui em São Paulo eu só a vi em um único lugar: na Hora da Horta, na Casa Verde. Foi uma alegria vê-la pela primeira vez nascendo assim, sozinha, em pleno verão paulistano. Aliás, estive com a Rita e eles estão fazendo um canteiro só para essa verdura, e logo terão para comercialização. Foi uma descoberta realmente interessante - todos que provaram ficaram apaixonados. Aliás, assim que pintar dessa rúcula lá na Hora da Horta pra vender, eu aviso vocês!

A rúcula selvagem, nascendo sozinha.


O sabor é diferente? É. É adocicado, picante e mais perfumado que a rúcula normal. Aliás, é uma PANC e se espalha sozinha, tolerando sol forte, solos pobres e até um tanto secos - condições dos vinhedos italianos na primavera. Na Hora da Horta, da Rita, elas estão aparecendo por toda parte, e conseguimos algumas sementes para fazer vasos e um canteiro só para ela. A produtividade é menor, porque as folhas são pequenas, mas ela cresce bem mais rápido, e de qualquer forma, é um produto diferenciado. Rica também em glucosinolatos e antioxidantes. Só não vamos chamar de rúcula gourmet, né?

No canteiro, já florida.

As flores, amarelinhas

As vagens, as quais ansiosos esperamos sementes.

Acima, mastruz brotando, abaixo,
a nossa rúcula selvagem.
Se um dia você encontrar por aí, fique de olho e salve sementes - são minúsculas, amarelas e redondas. É uma preciosidade. Espero que vocês tenham a chance de prová-la, um dia. Outra amiga, cuja irmã mora na Itália e vem visitá-la frequentemente, traz na mala um saquinho cheio dessa rúculas. Um mimo.

IDENTIFICAÇÃO:
Diplotaxis muralis. Rúcula selvagem, wild rocket. Herbácea anual de ciclo curto, ramificada, ereta, de até 50cm de altura. Folhas irregulares, inicialmente dispostas em forma de roseta, de 8-25cm de comprimento. Inflorescências em hastes compridas, múltiplas flores (racemo), amarelas, de quatro pétalas. Sabor forte e perfumado de rúcula.

LOCAL DE OCORRÊNCIA
Meia sombra ou plenos sol, performa melhor em solos férteis e irrigados periodicamente.

CONSUMO
Crua, cozida, em patês, pizzas, saladas...

14 comentários:

  1. Tem muito aqui na beira do rio onde moro! Não sabia que era rúcula, mas sempre achei que parecia! Vou fazer uma colheita maravilhosa então amanhã!!! Obrigada pelo seu trabalho, adorei o blog :)

    ResponderExcluir
  2. Buona será ,nunca tinha visto essa rúcula , comprei hoje na feira e vou experimentar! Obrigada pelas dicas! Baci!🌿🇮🇹

    ResponderExcluir
  3. No supermercado Continente, é vendida como sendo "Chicória". Alguém me pode esclarecer sobre a diferença? A chicória de que ouço falar desde miúdo, é um cereal que se acrescentava ao café, para produzir uma bebida, com leite. Lembro-me de fazer excelentes galões com essa mistura.O que é a Chicória,alguém sabe?

    ResponderExcluir
  4. Nabo forrageiro é bem semelhante à esta planta, se difere nas suas flores, que possui cores rosadas ou brancas.Suas vagens imaturas possuem sabor de rabanete.

    ResponderExcluir
  5. Nabo forrageiro é bem semelhante à esta planta, se difere nas suas flores, que possui cores rosadas ou brancas.Suas vagens imaturas possuem sabor de rabanete.

    ResponderExcluir
  6. Eu fui para Ubatuba e no quintal da casa que fiquei .para minha surpresa estava cheia de rucula selvagem. Fiz varias salada uma delícia o sabor e fresquinha.

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei a semente em supermercado. A minha tem muitas flores amarelas e bem pequenas. Fico em dúvida se é rúcula mesmo. Vi umas em locais como se fossem mato

    ResponderExcluir
  8. Tenho fotos de uma que brotou aqui no meu quintal... comi e o gosto era mto bom

    ResponderExcluir
  9. Você encontra essa rúcula também no restaurante Vapiano, que fica no Itaim Bibi. :)

    ResponderExcluir
  10. Na minha cidade a rúcula tradicional sumiu, só tem essa folha serrilhada que chamam de rúcula, porém o gosto é outro. Sinto falta da rúcula que conhecia.

    ResponderExcluir
  11. Que alívio lê sobre essa rúcula!eu já comi duas vezes ,e fiquei preocupada . graças a Deus que vendo isso fiquei despreocupada .e essa rúcula é uma maravilha rica em ferro, magnésio fósforo muitas qualidades boa para os olhos

    ResponderExcluir
  12. Acabei de comprar na feira. Bem amrga. mais eu gostei.

    ResponderExcluir
  13. alguem sabe onde comprar as sementes , pois comprei 500 semntes no ML e me venderam a comum, um verdadeiro picareta .

    ResponderExcluir
  14. A Feltrin, se não me engano, vende essas sementes. Tentem procurar no site dessa empresa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...